Início > Desenvolvimento Social > Mais de 200 famílias recebem a caderneta do Bolsa Família

Mais de 200 famílias recebem a caderneta do Bolsa Família

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/04/2017

Em São Gonçalo, mais de 50 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Uma delas é a da Juliana Pereira, de 23 anos. Moradora do bairro Mutuapira, que é beneficiária desde agosto de 2016, quando ficou desempregada. Mãe de uma menina de um ano e com contas a pagar, encontrou no programa, que é destinado à população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, uma forma de complementar sua renda. Ao contrário do senso comum, a operadora de caixa faz parte dos mais de 70% dos beneficiários que trabalham, tendo o Bolsa como renda complementar. Para garantir que essas famílias tenham o cadastro atualizado e continuem a receber o benefício, na manhã desta sexta-feira (07), o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, e o Prefeito José Luiz Nanci, junto ao coordenador do Programa em São Gonçalo, Jair Melo, acompanharam a entrega das cadernetas de acompanhamento para mais de 200 famílias do município.

Dentre os requisitos para receber o benefício estão manter a frequência escolar das crianças e adolescentes de seis a 17 anos, além de acompanhamento médico periódico. Com um atendimento de rede, em constante diálogo com as secretarias de Saúde e Educação, a SMDS vem realizando um trabalho conjunto, mobilizando todas as equipes técnicas para que os gonçalenses inscritos no Cadastro único (Cadúnico) não percam os seus benefícios. Para isso, a secretaria conta com os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que são a porta de entrada para a inscrição nos diferentes programas e benefícios sociais. Atualmente , o município conta com 18 unidades, e mais uma será inaugurada no bairro Venda da Cruz.

“Nós, quanto poder público, queremos garantir à população gonçalense o exercício do seu direito, sobretudo aos mais necessitados. Com essa integração com diferentes secretarias garantimos uma assistência ampla e que dialogue com a realidade de cada família”, afirmou o secretário Marlos Costa.

Os usuários do programa são divididos em diferentes grupos populacionais , tanto étnicos, como famílias de origem quilombola e indígena; e demais grupos populares como famílias pertencentes a comunidades de terreiro, pescadores artesanais, agricultores familiares, famílias em situação de rua e de catadores de materiais recicláveis. Sendo este último grupo, segundo o último censo de fevereiro deste ano, o que possui o maior número de pessoas beneficiárias (554). O prefeito José Luiz Nanci, afirma que a preocupação em alcançar o maior número de famílias é um compromisso que será cumprido.

“Eu só tenho a agradecer ao empenho de toda a equipe do Bolsa Família e da secretaria de Desenvolvimento Social, que vem realizando um trabalho comprometido em cuidar das famílias gonçalenses. Assistir a todos, sobretudo os mais necessitados, é um compromisso que nós iremos cumprir com o povo de São Gonçalo”, afirmou o prefeito.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content