Início > Educação > Maio é o mês de História da Arte em São Gonçalo

Maio é o mês de História da Arte em São Gonçalo

Publicado em:  08/05/2017

Para os amantes de História da Arte, a Secretaria de Educação está com uma agenda repleta de atividades no mês de maio. O professor Carlos Medeiros, há mais de 25 anos na profissão, é o responsável por ministrar os minicursos sobre civilizações antigas, distribuídos em quatro módulos: Grécia, Historiando Mitos Antigos, Historiando as Artes, Historiando Igrejas do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e as aulas serão no Centro de Estudos Supletivos (CES-SG), no Vila Lage, e no ICBEU, no Zé Garoto.

Para o professor, a iniciativa busca contribuir efetivamente para o acesso ao conhecimento e para a democratização da cultura.

“Conhecer a História da Arte é criar oportunidades de ampliação da leitura do mundo, provocar reflexões, despertar sentimentos, pertencimentos. É pavimentar um caminho para um mundo melhor através do poder da Arte”, destaca Carlos.

O projeto “Historiando as Artes”, criado há mais de duas décadas pela Secretaria Municipal de Educação e de Cultura, teve diversos temas inseridos ao longo desses anos. Um dos objetivos do projeto é propiciar formação continuada em História da Arte e Educação Patrimonial aos professores da rede municipal e aos demais interessados.

“A Prefeitura de São Gonçalo é pioneira em oferecer cursos de História da Arte para a comunidade em geral com foco na Educação Patrimonial e vivência cultural de forma contínua e gratuita. Como professor de Arte há 27 anos e ministrando cursos de Formação Continuada nesta área há 21, me sinto honrado em fazer parte desse projeto que vem dando certo desde 1996”, conta.

As palestras serão realizadas a partir do dia três de maio e seguirão até o dia 31. Não é necessário fazer inscrição, e os participantes receberão certificado, emitido pelo Crefcon. Outras informações no site www.historiandoasartes.com ou pelo telefone (21) 2621-7496.

Programação:

Historiando Civilizações Antigas – Módulo Grécia
Local:
 Centro de Estudos Supletivos (CES-SG) – Rua Procópio Ferreira, s/no, Vila Lage (CIEP em frente ao Espaço Cultural São Jorge)
08/05 – A escultura do período Clássico – 14h às 17h
15/05 – A pintura do período Clássico – 14h às 17h
22/05 – O mestre Praxíteles – 14h às 17h
29/05 – A escultura do período helenístico – 14h às 17h

Historiando Mitos Antigos
Horário:
03/05 – O mito do herói Héracles, do 1o ao 3o trabalho: Leão de Neméia, Hidra de Lerna, Javali de Erimanto – 14h às 17h
10/05 – O mito do herói Héracles, do 4o ao 6o trabalho: Corça de Cerinia, Aves do Lago de Estinfalo, Estábulos de Augias – 14h às 17h