Início > Saúde > Luta contra o tabagismo é tema de campanha em São Gonçalo

Luta contra o tabagismo é tema de campanha em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/05/2017

Abrindo a semana de atividades do Dia Mundial do Controle do Tabagismo, celebrado dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizará, na manhã desta quarta-feira (24), uma caminhada contra o tabagismo. O tema da ação para este ano é “Tabaco: Uma ameaça ao desenvolvimento”. O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e contará com a participação dos pacientes da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo. A concentração será às 7h, na unidade de saúde, que fica na Rua Dr. Alfredo Backer, s/nº, Mutondo (em frente ao 7º BPM).

“Teremos uma série de atividades que visam reforçar nossa missão de combater o tabagismo e incentivar hábitos saudáveis proporcionando bem-estar físico”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

Na próxima segunda-feira (29), equipes da coordenação municipal de Tabagismo irão atuar no São Gonçalo Shopping, realizando abordagens, distribuição de folders explicativos e orientação para tratamento contra o tabagismo no município.

Em comparação com os não fumantes, os dependentes da nicotina apresentam risco 10 vezes maior de adoecer por câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal e uma das principais causas de morte no país. Para conscientizar a população dos malefícios do cigarro e estimular hábitos saudáveis, a secretaria de Saúde realiza reuniões de grupo de tabagismo em dezenas de unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Somente em 2016, mil pessoas concluíram o tratamento contra o tabaco. A estimativa para 2017 é de que número de pacientes em tratamento continue igual.

“O fumo é um vício considerado uma doença de saúde pública mundial e a mudança de hábito é fundamental para obter êxito no tratamento. Hoje a população tem dezenas de grupos de tabagismo à disposição e temos a proposta de estender esses atendimentos aos 198 postos de ESF até o fim de 2017”, conclui o secretário.

As reuniões para iniciantes acontecem em quatro etapas. Na primeira, o fumante aprende porque fuma e como isso afeta sua saúde. Na segunda, ele aprende a lidar com os primeiros dias sem cigarro e os sintomas da síndrome de abstinência. Na etapa seguinte, a reunião destaca os obstáculos para permanecer sem cigarros e estes são colocados em prática, como, por exemplo, a realização de atividades físicas. Finalizando, no quarto encontro do grupo o diálogo gira em torno dos benefícios indiretos, e em longo prazo, ao parar de fumar, como a melhora da autoestima e a diminuição do risco de doenças do coração.

Após os quatro módulos, o usuário passa a utilizar a goma de mascar e o adesivo de nicotina, que auxilia a parar de fumar, reduzindo os sintomas da síndrome de abstinência.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content