Início > Educação > Lotacionograma começa a ser implantado

Lotacionograma começa a ser implantado

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/03/2019

A implantação efetiva do novo sistema de gestão de pessoal da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, o Lotacionograma, já começou a ser realizada. Os diretores estão sendo chamados aos poucos para participarem de um treinamento na Subsecretaria de Informática, onde aprendem o passo a passo para entrar no sistema, inclusive com senha, podendo operá-lo com facilidade. O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, acompanhou de perto o treinamento nesta segunda-feira (18).

“O Lotacionograma ou SIGED (Sistema Eletrônico Educacional) é um sistema em que o usuário terá acesso a toda parte de gestão de pessoal da Secretaria de Educação, identificando a real carência da Secretaria e escolas. Com o Lotacionograma nós vamos ter certeza da situação. Essa implantação está sendo feita de forma gradativa, onde nós estamos capacitando os servidores, já tivemos um primeiro encontro lá atrás, que foi uma capacitação geral apresentando o sistema. Agora tem três diretoras que foram chamadas para que a gente possa apresentar uma a uma. E é um modelo teste, eles estão chegando aqui, estão entrando no sistema, como se estivesse entrando na escola deles. Através das informações já cadastradas pela Secretaria de Administração, eles só terão que alocar os funcionários de acordo com os setores da escola, de uma maneira muito simples, é só alimentação na base do Siged, não tem nada de extraordinário. Ao final, o sistema vai apresentar um relatório informando em que área tem carência, em que área tem excesso. Em caso de excesso, os profissionais serão devolvidos imediatamente à Secretaria de Educação, através do RH, para nova lotação porque eles estão à disposição, estão sem lotação neste momento. Então, é um processo que se dá de forma gradativa e pretendemos que até o final de março todas as escolas já tenham alimentado o sistema. Quero agradecer à Secretaria de Administração porque sem ela a gente não conseguiria desenvolver todo esse processo”, explicou Marcelo.

Ana Zita Porto, diretora da UMEI Professora Claudia de Souza Mota Castro, localizada no Mundel, em Monjolos, fez o treinamento seguindo a orientação dada pelo profissional de informática, Felipe Ribeiro, e não encontrou dificuldade.

“O sistema é bem tranquilo de se operar e acredito que vai facilitar bastante o trabalho na escola, inclusive na questão do mapa estatístico, que nós temos que fazer todo mês”, afirmou a diretora.

Felipe explicou cada etapa do processo para que a diretora preenchesse todos os campos, sempre dando oportunidade para perguntas sobre possíveis dúvidas. Segundo ele, o Lotacionograma é uma ferramenta completa. “Quando a gente começou a analisar a necessidade da Secretaria, a gente identificou que essa ferramenta poderia evoluir para algo muito maior, não só o Lotacionograma, mas uma ferramenta de gestão educacional que vai de uma ponta a outra do processo de educação, desde a locação do professor, que é onde começa a atender o aluno em sala de aula, até o resultado final que é a interação do pai com as notas e a avaliação do aluno. Então essa ferramenta não vai parar aqui, ela vai evoluir até se transformar em uma ferramenta de gestão educacional completa”, explicou Felipe.

O Subsecretário de Tecnologia, Allison Diniz, que também acompanha todo o processo de implantação do sistema, falou sobre a importância do Lotacionograma:

“O desenvolvimento desse sistema foi confeccionado na própria Prefeitura Municipal de São Gonçalo, no Núcleo de Informática da Prefeitura SUBINFO, que possui analistas e desenvolvedores. Na minha opinião, é uma das melhores linguagens, falando especificamente da PHP, porque ela permite a você acessar de qualquer lugar, é uma linguagem leve, que te possibilita abrir de qualquer navegador, ou seja, você não precisa encarecer o sistema ou ter uma infraestrutura tão pesada para abrir um único software com endereços de navegação, basta ter um Mozilla, Google Chrome ou Internet Explorer. Na minha opinião, a PHP é uma linguagem do futuro. Levamos cerca de seis meses ate o final de toda implantação chegar com o sistema nas escolas.”

A Secretária de Administração, Anna Luiza Perni, cuja pasta é parceira da Educação neste trabalho, ressaltou a importância do trabalho em conjunto:

“A Secretaria de Administração agradece essa oportunidade de trabalhar junto com a Secretaria de Educação no desenvolvimento desse sistema ímpar, complexo em que toda a Secretaria de Administração, através da Subsecretaria de Tecnologia e Informação se reuniu e montou. Nós nos sentimos muito honrados com essa parceria e nos colocamos sempre à disposição até porque somos um único governo. Em nome disso, a Administração está para colaborar não só com a Educação, mas com as demais secretarias quando for necessário.”

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content