Início > Educação > Livro escrito por professoras é lançado na Bienal do Livro Rio 2021

Livro escrito por professoras é lançado na Bienal do Livro Rio 2021

Publicado em:  27/11/2021

Onze professoras da rede municipal de São Gonçalo participam da coletânea

Trazendo o cenário da Educação na visão de quem está participando ativamente do processo de aprendizado do aluno no momento de pandemia, o livro “Reflexões e vivências de professores em tempos de pandemia”, da editora Proverbo, traz textos de 20 professoras, sendo 11 da rede municipal de São Gonçalo. A coletânea será lançada no dia 4 de dezembro às 13h, no pavilhão azul, rua F, estande F, na Bienal do Livro Rio 2021.

A organizadora do livro, a professora Juliana Muniz, conta que a ideia surgiu da angústia que o mundo está vivendo devido à pandemia do Covid-19. Assim, reuniu as 20 professoras para escreverem suas experiências pedagógicas nas atividades remotas com alunos e familiares.

“Como resultado deste projeto, tivemos a grande oportunidade de lançar o livro na Bienal de 2021. Estive presente em várias bienais do Rio de Janeiro e estar na deste ano, como autora e organizadora desta coletânea, é muito gratificante. É uma oportunidade de apresentar relatos de experiência de professoras dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá e Rio das Ostras”, afirma Juliana Muniz.

Falando sobre o atendimento educacional especializado para pessoas com autismo durante a pandemia, a diretora Evelin Bastos conta que, assim que começou o trabalho no Centro de Referência Municipal em Autismo, aconteceu a pandemia. Com isso, veio também o desafio de ensinar a família a trabalhar com aquele aluno. Segundo ela, o processo é mais demorado, porque é necessário considerar que a pessoa com autismo pode ter dificuldade de olhar o celular, de ficar sentada e parada. Para ela, o desafio maior foi como elaborar atividades on line para as pessoas com espectro autista durante a pandemia.

“No livro, eu trabalhei com o tema. Quando a gente para, em meio às dificuldades, e começa a analisar, o professor tem que se reinventar, mexer com tecnologia e passar a trabalhar de uma forma que direcione a família a aplicar a atividade com o aluno. E aí tem que ser considerado que há questões sociais e financeiras, então foi muita coisa que a gente teve que pensar e desconstruir para poder trabalhar de uma forma que pudesse alcançar a todos no período de pandemia”, comenta Evelin Bastos.

Professoras autoras

Alessandra Honorata dos Santos Rocha, Beatriz Neves Gomes de Castro, Danielle Manera Ramalho Gonçalves Souza, Débora de Lima Thamsten, Evelin Bastos, Geanne da Silva Pereira, Jessica Araujo da Silva, Joyce Muniz, Juliana Muniz, Luciana Barbosa de Souza, Marcia Gavino, Maria do Carmo Pessin, Marinilda da Silva Dantas Campos, Marluci Consuli, Mônica Abreu, Núbia Pereira, Paula Gonçalves, Pricilla Pacheco, Silvana de Sousa Magalhães da Silva e Verônica de Sá Machado Amorim.

Foto: Lucas Alvarenga