Início > Educação > Literando: Educação promove evento de leitura e história

Literando: Educação promove evento de leitura e história

Publicado em:  29/03/2019

O evento “Literando – 440 Anos de Histórias”, realizado nesta sexta-feira (29), pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu estudantes, professores, diretores, coordenadores, funcionários e autores gonçalenses em uma grande ação de incentivo à leitura. A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, saudou os participantes, dando boas-vindas a todos e desejando um dia de muita alegria e leitura. O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

“Eu não poderia deixar de vir aqui parabenizar a toda equipe da Secretaria de Educação, aos professores, aos nossos alunos porque isso é feito para vocês. Através da leitura, nós sonhamos, crescemos e nos tornamos pessoas prontas para viver nesse mundo. Sem leitura nada somos. Trazer uma mensagem para vocês no dia de hoje é muito gratificante”, disse o secretário.

Além de ressaltar a importância da leitura, o evento foi também alusivo aos 440 anos de fundação de São Gonçalo e o secretário fez questão de lembrar que no próximo dia 6 de abril o município vai comemorar sua verdadeira data de aniversário.

“No próximo dia 6 de abril, no outro sábado, todas as escolas, a Secretaria de Educação, toda a Prefeitura, todos nós vamos estar num momento ímpar em nosso município. Vamos trazer para nossa sociedade, para São Gonçalo e para o mundo o seu verdadeiro aniversário e lembrar seus 440 anos de história. Foi no dia 6 de abril de 1579, ali pelo Rio Imboaçu, que chegou Gonçalo Gonçalves e montou a primeira sesmaria”, ressaltou Marcelo.

O evento durou o dia todo e contou com exposições e apresentações das escolas da Rede Pública Municipal, além de oficinas e muita contação de história com a participação das professoras Sandra Lima e Elaine Furlani. Na tenda dos autores, uma grata surpresa. Erick Bernardes, Zé Salvador e Elisângela Habitar apresentaram parte do seu trabalho para o público.

“O livro Juntos Somos Mais Fortes fala sobre a dificuldade enfrentada pelas mães de filhos especiais. É um livro motivacional onde eu também coloquei a minha própria experiência”, explicou Elisângela, que também faz palestras em diversos locais.

Os escritores Erick Bernardes e Zé Salvador também são pesquisadores. Além de livros próprios sobre histórias populares de São Gonçalo, eles produzem uma série de cordéis sobre localidades do município. A publicação é mensal e o trabalho é vendido a preços simbólicos. “Todo o trabalho é baseado em pesquisas, é impressionante como é rica a nossa história. Temos pesquisadores com acervos riquíssimos na cidade”, contou Erick.

Apesar de não ser gonçalense, Zé Salvador contou que mora há mais de 40 anos na cidade que o adotou com muito carinho. “O meu amor por São Gonçalo é muito grande, sua história é muito rica e eu tenho o maior orgulho em divulga-la através dos meus cordéis”, finalizou o escritor.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga