Início > Ordem Pública > Limpeza e ordenamento urbano no Alcântara

Limpeza e ordenamento urbano no Alcântara

Publicado em:  11/01/2022

Equipes da Posturas e Desenvolvimento Urbano atuam na desobstrução do espaço público

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio de uma operação integrada entre a Secretaria de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou, na manhã desta terça-feira (11), uma ação de limpeza e desobstrução na Rua Raul Veiga. A ação teve início por volta das 7 horas. Ao todo, foram retirados do calçadão mais de mil caixotes que estavam abandonados.

O subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rogério Abreu, destacou os esforços conjuntos na resolução do problema.

“Essas ações visam limpar os espaços públicos da cidade e remover caixotes abandonados nas vias, permitindo que os gonçalenses possam transitar livremente pelos locais públicos de São Gonçalo ”, afirmou o subsecretário.

Ordenamento  – Na rua João Caetano, conhecida popularmente como ‘Rua da Feira’, em Alcântara, equipes da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas deram andamento às ações de reordenamento das barracas de vendedores ambulantes legalizados no centro comercial. As atividades buscam organizar e diminuir os espaços entre as bancas e o passeio público, abrindo passagem para a população transitar, contribuindo para reduzir a poluição visual e também o acesso aos comércios locais.

A gerente de uma loja de roupas, Jessica Falcão, de 27 anos, afirma que com a organização das barracas os estabelecimentos ficarão mais visíveis.

“Com esse ordenamento, as lojas ficam mais visíveis, porque eles acabam escondendo os lojistas, mas ao mesmo tempo os vendedores informais trazem movimento para a rua e acaba atraindo mais clientes”, disse Jéssica.

Ao longo de todo o percurso, equipes orientaram aos vendedores informais sobre tamanho padrão das barracas, utilização correta do material de cobertura e respeito ao  espaçamento permitido para exposição das mercadorias, deixando assim o ambiente mais organizado e livre para a passagem de pedestres.