Início > Meio Ambiente > ‘Limpa São Gonçalo’ flagra descarte incorreto do lixo

‘Limpa São Gonçalo’ flagra descarte incorreto do lixo

Publicado em:  07/07/2022

Equipes orientam moradores sobre os horários da coleta

Em mais um dia de ações, os agentes da campanha Limpa São Gonçalo voltaram a percorrer vários bairros, nesta quinta-feira, fiscalizando o descarte de lixo na cidade, com o objetivo de combater o despejo em local inapropriado. Houve flagrantes de irregularidades em dois endereços, nos bairros Pita e Venda da Cruz, e os moradores foram orientados sobre a coleta.

Na Rua Dr. Pio Borges, esquina com a Travessa Alzira, no bairro Pita, uma mulher foi flagrada jogando uma sacola em um local que já estava com lixo acumulado. Ela foi informada pela equipe sobre os horários da coleta no bairro e os agentes solicitaram que ela recolhesse o lixo que despejou irregularmente.

Na Rua Dr. Porciúncula, esquina com a Travessa Virgínia, no bairro Venda da Cruz, um homem foi flagrado despejando entulho de obra com um carrinho de mão. Ele foi advertido verbalmente e os agente solicitaram que ele recolhesse todo o lixo. No mesmo endereço, uma outra moradora chegava para despejar duas sacolas de lixo e foi impedida pela equipe. Ela também foi informada sobre os dias e horários da coleta.

Os moradores alegaram que o caminhão do lixo não passa na rua onde vivem, por se tratar de local de difícil acesso. Os agentes lembraram que, nestes locais, a coleta é realizada em um veículo menor, chamado de minicompactador, e que eles devem aguardar o atendimento.

Desde setembro do ano passado, as equipes estão realizando o trabalho de conscientização dos comerciantes e moradores sobre o descarte irregular de lixo. Os estabelecimentos que produzem e descartam mais de 100 litros de resíduos por dia devem contratar empresa especializada, devidamente cadastrada junto à Prefeitura, para a retirada do material.

Os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.

Foto: Renan Otto