Início > Meio Ambiente > ‘Limpa São Gonçalo’ completa seis meses

‘Limpa São Gonçalo’ completa seis meses

Publicado em:  22/03/2022

Campanha conscientiza comerciantes para descarte correto de lixo

Lançada há seis meses, a campanha Limpa São Gonçalo já visitou mais de 3.700 estabelecimentos comerciais e industriais na cidade para conscientizar e orientar os proprietários sobre o descarte correto de lixo. O serviço é feito pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e das subsecretarias de Fiscalização de Posturas e de Vigilância Sanitária. A população também recebe as orientações durante o trabalho de conscientização.

As equipes já percorreram a maioria dos bairros de São Gonçalo levando informações sobre o descarte do lixo. No caso dos estabelecimentos que produzem e descartam mais de 100 litros de detritos por dia, é necessária a contratação de empresa especializada, devidamente cadastrada junto à Prefeitura, para a retirada do material.

Após a visita, os comerciantes poderão ser notificados e punidos caso insistam em descumprir as determinações. Equipes de fiscalização seguem monitorando toda a cidade, em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos. As multas diárias podem ultrapassar o valor de R$ 500.

“A princípio, nosso foco foram os grandes geradores de resíduos. Os fiscais estão notificando e autuando de imediato. Após, retornam para verificar se foram cumpridas as exigências. Em caso negativo, a multa é aplicada”, disse o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rogério Abreu.

O município segue fazendo a manutenção e monitorando locais que sempre foram utilizados para descarte irregular de detritos. Tais áreas receberam placas educativas, alertando a população para que não jogue lixo. A Secretaria Municipal de Conservação já colocou cerca de 100 placas informativas pela cidade. A instalação de mais 20 placas está prevista para a próxima semana.

De acordo com o prefeito Capitão Nelson, o objetivo da campanha é manter a cidade limpa. “A Prefeitura não deseja multar o comerciante. Pedimos a colaboração da população para evitar as penalidades e melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Nossas equipes vão seguir trabalhando em duas frentes, educativas e de fiscalização”, disse.

Desde o início da atual gestão, várias medidas já foram tomadas para reduzir o descarte de lixo nas ruas. Houve reforço dos serviços de varrição e coleta.