Início > Desenvolvimento Social > “Lidera Mulher” forma segunda turma de empreendedoras

“Lidera Mulher” forma segunda turma de empreendedoras

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/08/2018

Mais da metade da população gonçalense é composta por mulheres. Com o objetivo de gerar renda e autonomia, com foco no empreendedorismo, em janeiro deste ano nasceu o “Lidera Mulher”, uma parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que formou sua segunda turma de mulheres empreendedoras.

“Esse projeto é fruto de muitas mãos e parceria. Só tenho a parabenizar a cada um da equipe e as mulheres que fizeram esse curso. Espero que todas tenham absorvido cada aprendizado e reflexão, que irão ajudar muito a cada uma em sua área de atuação”, disse a secretária de Políticas Para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo.

Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher também tem como objetivo a consolidação formal de muitos negócios chefiados por quem, em grande parte dos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. Em 2015, mais de 40 milhões de famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres, segundo o estudo “Mulheres chefes de família no Brasil: avanços e desafios”, coordenado pela Escola Nacional de Seguros. E esse número tende a crescer. O prefeito José Luiz Nanci acredita que investir nesse projeto é investir em sonhos.

“Um projeto como esse potencializa talentos. Investir no Lidera Mulher é investir em sonhos e em instrumentos de autonomia para as mulheres gonçalenses”, afirmou.

Autonomia. Palavra tão sonhada por Luciane Goulart. Uma empreendedora de 46 anos, que há mais de 20 atua no setor de gastronomia. A microempresária já vendeu doces, salgados, atuou como secretária, mas no Lidera Mulher decidiu o caminho que auxiliaria ainda mais na sua autonomia : estudar gastronomia.

“Esse ano eu vou voltar a estudar e fazer gastronomia. Eu sempre trabalhei nessa área, sempre aprendi tudo de forma muito rápida e sentia prazer em trabalhar com isso, mas aqui no curso eu aprendi a investir no meu sonho. Eu levei anos falando pra mim mesma que eu faria uma faculdade. E agora eu tenho certeza! E pra administrar o meu negócio eu vou levar comigo tudo o que aprendi aqui”, relatou.

Com oficinas de qualificação divididas pelos segmentos moda, beleza, gastronomia e artesanato, o projeto contou com formações ministradas por empreendedores da cidade e profissionais do Lidera Rio, programa de geração de emprego e renda a partir de pequenos negócios, do Sebrae, que serviu de inspiração para a proposta gonçalense. Idealizado pela antropóloga e gestora, Paola Souza, a expectativa é que uma nova turma seja formada nos próximos meses.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content