Início > Saúde > Lactário municipal passa a funcionar em novo espaço

Lactário municipal passa a funcionar em novo espaço

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/12/2025

Setor produz frascos de fórmulas lácteas para unidades municipais

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo inaugurou o novo lactário municipal do Hospital Luiz Palmier, no Centro. O novo espaço é bem mais amplo, arejado, e ganhou uma fachada especialmente elaborada pela equipe do projeto Cidade Ilustrada. O prefeito Capitão Nelson fez questão de acompanhar as obras do novo lactário e esteve no hospital nesta segunda-feira, para checar todo o funcionamento.

O lactário é o local que prepara, higieniza e distribui preparações lácteas e fórmulas infantis, atendendo o serviço de pediatria, incluindo a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, Unidade Semi-Intensiva neonatal, emergência pediátrica e outros leitos hospitalares em que haja lactentes e crianças que fazem uso de fórmulas infantis. As unidades utilizam as fórmulas, que facilitam a digestão do bebê e são enriquecidas com nutrientes que ele precisa, caso o mesmo não possa receber o leite materno.

“Estou muito feliz em ver esse espaço novo! É de suma importância contar com equipamentos amplos e bem arejados para oferecer um serviço ainda melhor para a população,” destacou o prefeito Capitão Nelson.

As fórmulas lácteas preparadas seguem rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico. O setor fornece cerca de 1500 frascos de fórmulas lácteas para unidades como o Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas (PSI), no Zé Garoto; e 5 mil frascos para a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, mensalmente. São oferecidas fórmulas para prematuros, sem lactose, hipoalergênicas, à base de soja, entre outras, e, por isso, o uso deve ser sempre recomendado por um pediatra ou nutricionista.

“O lactário, que antes funcionava dentro da unidade, já havia passado por uma reforma, mas mesmo assim, poderia melhorar. Agora, as servidoras podem manipular cada frasco com privacidade e conforto,” afirmou o secretário de Saúde, Gabriel Mello.

Além das fórmulas especiais, o local produz cerca de 1200 frascos por mês de água filtrada e fervida para pacientes que estão com dieta por meio de sonda (dieta SNE – enteral) em enfermarias ou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Luiz Palmier (HLP), no Pronto Socorro Infantil, no Hospital do Câncer e do Coração e no Hospital da Retaguarda. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content