Início > Educação > Kit Alimentação ajuda famílias em São Gonçalo

Kit Alimentação ajuda famílias em São Gonçalo

Publicado em:  05/10/2021

Secretaria de Educação faz distribuição para alunos da rede municipal

Desempregada e mãe de quatro filhos, Márcia Moreira Ribeiro, de 43 anos, conta apenas com a renda de padeiro do marido Marco Antônio, de 48. Moradora do bairro Mutuapira, em São Gonçalo, na manhã desta terça-feira (5) ela ganhou um reforço de peso para sua despensa: ao lado da filha, retirou dez kits de alimentação que a família tem direito, já que todos são alunos da rede municipal de ensino, na sede da Secretaria de Educação, no Mutondo.

Além da Roberta, de 21 anos, da Ellen, de 19, e do João Victor, de 16, Márcia e Marco também estudam na Escola Municipal Leonor Corrêa, na Trindade, no sexto e nono ano do curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), respectivamente. Tímida, ela garantiu que a situação não está fácil e que os kits de alimentação chegaram em boa hora. “Vão ajudar muito. Não é pouco não. Só agradecer”.

Também na fila para a retirada dos kits de alimentação a que tem direito estava a costureira Karla Mendonça, de 41 anos. Mãe de cinco filhos, sendo quatro deles alunos da rede municipal, ela vem mantendo a família com a venda de cloro e fazendo biscate, o que rende por mês cerca de R$ 800. Com dois carrinhos em punho, ela retirou oito kits e garantiu que os alimentos irão manter o sustento da família por pelo menos um mês.

“É muito difícil manter uma casa com cinco filhos sozinha. Já cheguei a catar latinhas de alumínio para vender para comprar pão. Com a chegada desses alimentos, vou pegar o dinheiro que gastaria no mercado para pagar uma conta, por exemplo”, garantiu a mãe da Karen, de 18 anos, Kauã, de 16, Kaio, 13, Iago, de 13, e da Ana Carolina, de seis anos.

O secretário de Educação de São Gonçalo, Mauricio Nascimento, vem acompanhando as entregas dos kits de alimentação em todos os polos de distribuição. Ele orientou aos diretores das unidades de ensino para que a entrega fosse feita de maneira ordenada, organizando a entrada e saída dos responsáveis, evitando assim qualquer tipo de aglomeração. Segundo ele, a composição dos kits está em consonância com normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como responsável técnica e agente de fiscalização uma nutricionista.

“O kit não é uma cesta básica, é um complemento da merenda escolar, para compensar os dias que os alunos estão em casa por conta do sistema híbrido”, explica o secretário durante a distribuição.

A entrega dos kits de alimentação continuam nesta quarta-feira (5). Os responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Raul Veiga devem comparecer, das 8 às 18 horas, na sede da secretaria de Educação, no Mutondo, para fazer a retirada. Já os dos alunos das Escolas Municipais Joaquim Lavoura e Lucio Thomé Feteira devem retirar o benefício na Escola Municipal Ernani Faria, em Neves.

Pelo Polo 4, o CIEP 125 Municipalizado Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral estará entregando os kits dos estudantes das Escolas Municipais Alberto Torres e Escola Municipal Virginia de Seixas Cruz. Na Escola Municipal Marcus Vinicius Cruz de Mello Moraes estará o complemento da merenda escolar dos alunos das Escolas Estadual Municipalizada Itaitindiba, Escola Municipal Rotary, Escola Estadual Municipalizada Antenor Martins e da UMEI Ednea Mascarenhas.

Encerrando esta etapa, na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, estarão os kits dos alunos das unidades: Marinheiro Marcilio Dias, UMEI Natalina Muniz de Oliveira e João Aires Saldanha.

Foto: Ascom