Início > Saúde > Junho Violeta conscientiza violência contra idosos

Junho Violeta conscientiza violência contra idosos

Publicado em:  07/06/2019

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, será lembrado em São Gonçalo com diversas atividades, como palestras, música ao vivo, dança e serviços de saúde. O primeiro evento acontece na próxima segunda-feira (10), às 9h, com uma série de atividades no Abrigo Cristo Redentor, na Estrela do Norte. Hoje, a instituição atende cerca de 160 idosos conveniados à Prefeitura, Governo do Estado e particular.

Os eventos que acontecem entre os dias 10 e 19 de junho, em diversas unidades de saúde da cidade, contarão com entrega do Estatuto do Idoso, auriculoterapia, alongamento, orientações, palestras e aferição da pressão arterial. As atividades terão participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Estratégia de Saúde da Família (ESF), além dos programas de Tabagismo, Saúde do Homem, Área Técnica de Nutrição (Atan), Hipertensão e Diabetes, notificação de violência doméstica, sexual e outra violências.

“Queremos disseminar o entendimento de que a violência contra os idosos é uma violação aos direitos humanos. Promovemos diversas atividades para resgatar a autoestima dos idosos no decorrer do ano, proporcionando melhor qualidade de vida por meio de atividades terapêuticas e lúdicas, oficinas de artesanato, grupo da memória, entre outras ações”, explica a coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, Maria da Conceição.

O Junho Violeta, como ficou conhecido o mês onde o tema é massificado, terá suas ações desdobradas sob a pauta intitulada “Violetas contra a violência. Dignidade e respeito para com a pessoa idosa”. A ação visa chamar a atenção da população para as diferentes formas de violência contra os idosos, além de orientar sobre serviços relacionados à saúde, convivência social, assistências específicas para essa faixa etária, como apoio psicológico, e apresentar os canais para denúncias dessas violações, a exemplo do Disque 100.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues, muitos idosos têm medo de denunciar a violência pela qual passam. “Nós somos uma rede de apoio e proteção ao idoso que dá suporte nesses casos. Existem diversos tipos de violência camuflada, além da violência física. O número de notificações vêm se agravando e por isso esse evento é tão importante. Temos que despertar essa atenção para que eles não se calem e denunciem qualquer tipo de violência, seja psicológica, física, sexual, financeira, negligência nos cuidados, e assim por diante”, ressalta Auxiliadora, destacando o canal de denúncias Disque 100. “É só ligar”, acrescenta.

Confira os locais:

10/06 às 9h- Abrigo Cristo Redentor- Estrela do Norte