Início > Educação > IV Feira Tecnológica – A Tecnologia Sustentável na Redução das Desigualdades

IV Feira Tecnológica – A Tecnologia Sustentável na Redução das Desigualdades

Publicado em:  14/11/2018

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através do CIUG – (Centro Interescolar Ulysses Guimarães), que visa a inserção de seus alunos no universo virtual, apresenta a IV Feira Tecnológica, com inúmeras palestras e oficinas, defendendo o tema: “A Tecnologia sustentável na redução das desigualdades”, tema relacionado aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas). O evento começa a partir da próxima quarta-feira (21), no CIUG, localizado em Porto da Madama.

Pode a tecnologia reduzir as desigualdades? A tecnologia pode ser amparada pela sustentabilidade? Que desafios estariam relacionados à árdua tarefa de minimizar a desigualdade tão presente na nossa sociedade capitalista e consumista? Que tipo de tecnologia pode nos afetar a ponto de criar um novo paradigma que desmonte a estrutura sócio-econômico-financeira que gera tamanha pobreza em todos os continentes do planeta? O levantamento dessas questões e o livre pensar sobre as soluções por si só podem alavancar nessa geração despertar de novas soluções, novos olhares, novas perspectivas.

Focar nessas possibilidades ajudam a forjar nos alunos uma personalidade questionadora e revolucionária capaz de enfrentar os desafios com inteligência e inovação, dotados de capacidade técnica e de vontade. Se toda tecnologia e toda inovação possuem um preço para que sejam desenvolvidas e adquiridas, o CIUG se preocupa em impregnar os alunos com valores que vão influenciar, não somente suas vidas, como também toda a nossa sociedade. Pensando assim o CIUG convida a comunidade para participar das seguintes palestras e oficinas:

PROGRAMAÇÃO:
21/11 quarta-feira
MANHÃ
Oficinas: 8h50/10h30 – 10/30/12h
Profª Kelly Neves Moreira de Carvalho (criando currículo no word)
Prof. Gilson Franco (HQ com recursos do windows)
Profª Andrea Dias (hagáque construindo novas histórias)

13h10/14h50 – A importância do Blog na divulgação do seu trabalho.
Palestrante: Prof. Gilson Franco.
Oficinas: 16h30/18h
Profª Denilce Silva Braga (fazendo arte, convites virtuais).
Profª Silvana Resende Rodrigues (criando memes em defesa das desigualdades).
15h/16h – Profª Valéria Filgueiras (O uso da robótica na tecnologia, alunos do Sesi – SG).

NOITE
18/19h15 – Neutralidade na Rede, buscando a redução das desigualdades.
Palestrante: Profª Cristiane de Fátima M. de Souza.
Oficinas: 19:30/20h45
Profª Marcele Jacques Pinto Ferreira (confecção de artes para festa usando PAINT.
Profª Andrea Filgueiras (criando memes em defesa das desigualdades).

22/11 quinta-feira
MANHÃ
Oficinas: 7h10/8h50
Profª Celina Emília Fernandes (produzindo estampas e outros materiais, usando diferentes aplicativos e papéis).
Profª Celina Barros Devillart (vídeo animado).
Profª Silvana Resende Rodrigues (criando memes em defesa das desigualdades).
Profª Andrea Dias (hagáque construindo novas histórias).
9h/10h30 – Tecnologia nos processos sustentáveis.
Palestrante: Prof. Cezar silva de Araújo.
Oficinas: 13h10/14h50 – 16h30/18h
Profª Silvana Resende Rodrigues (criando memes em defesa das desigualdades).
Profª Denilce Silva Braga (fazendo arte, convites virtuais).

14h50/16h30 – Construção de games e jogos educativos sem precisar programar, utilizando a plataforma efuturo.
Palestrante: Claudio Joaquim Santos Braga.
NOITE
18/19h15 – Neutralidade na Rede, buscando a redução das desigualdades.
Palestrante: Profª Cristiane de Fátima M. de Souza.

SERVIÇO: CIUG – Rua Dr. Gradim S/N – Porto da Madama.

Fonte: Semed