Início > Desenvolvimento Social > Inscrições para Conselheiro Tutelar continuam abertas

Inscrições para Conselheiro Tutelar continuam abertas

Publicado em:  25/04/2019

As inscrições para conselheiro tutelar de São Gonçalo continuam abertas até o dia 10 de maio. Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo, a eleição acontecerá em outubro. As inscrições acontecem de forma presencial, na sede do Conselho, situado na Secretaria de Desenvolvimento Social, em Venda da Cruz, das 9h às 15h30.

Para participar é preciso ter 21 anos ou mais; residir em São Gonçalo; comprovar experiência profissional ou voluntária, de no mínimo dois anos, em atuação com crianças e adolescentes; documentação comprobatória de idoneidade (certidão negativa de débitos civil e criminal, expedida pela justiça Estadual e antecedentes criminais expedidos por órgãos competentes) e requerimento disponível em anexo preenchido. A lista dos documentos comprobatórios, assim como o requerimento, está disponível em edital fixado no site da Prefeitura de São Gonçalo e também de forma física na sede do CMDCA.

A homologação das inscrições sairá em diário oficial no dia 17 de junho. Os selecionados farão ainda prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) e votação. Todas as etapas são eliminatórias. Ao todo serão eleitos 30 conselheiros, sendo 15 titulares e 15 suplentes.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDC), Haroldo Granja Júnior, a unificação do processo eleitoral garante ainda mais a dinâmica democrática da votação.

“Esse é o segundo ano em que todo o Brasil realiza um processo de eleição unificado. Somos um grande município e esse movimento dá ainda mais transparência à nossa eleição. É um momento importante para a cidade e cada um que entende a importância dos direitos da criança e do adolescente serem assegurados”, afirmou.

Para Marta Maria Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Social, o trabalho do conselheiro tutelar é essencial na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

“O conselheiro tutelar exerce uma função de muita responsabilidade. Com a eleição estamos garantindo a efetividade das políticas públicas, assegurando os direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse Marta.

Endereço: Rua Doutor Porciúncula, 395, Venda da Cruz (antigo 3º BI);
Horário: 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

Autor: Luciana Pimentel