Início > Educação > Inovança São Gonçalo acontece no Castelo Branco

Inovança São Gonçalo acontece no Castelo Branco

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/11/2018

Teve início nesta terça-feira (27/11) o Inovança São Gonçalo, no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, localizado no Boaçú, uma realização da coordenação de projetos da Secretaria Municipal de Educação, com término sexta-feira (30/11). A abertura do evento foi com uma mesa redonda com tema: Informação, Ensino e Tecnologia, tendo como mediadora Érika Cunha e convidados da UFF, ISAT, IFRJ, CIUG e IJCA, onde foram debatidas várias questões voltadas para o uso das ferramentas necessárias no dia a dia do trabalho na sala de aula, para prender a atenção do aluno, em benefício de um aprendizado melhor.

Na parte da tarde, a retomada dos trabalhos foi com apresentação do Coral Infantil e o tecladista Leonardo Lobo, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de São Gonçalo, sob a regência da maestrina Claúdia Farias, que interpretaram as músicas Aquarela, Depende de nós, Andança e Sementes do Amanhã, entre outras, contagiando a plateia, que cantava com as crianças do coral as canções apresentadas. O ganho do Inovança para a cidade de São Gonçalo é por ser um encontro intersetorial, com a presença das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social e de Saúde, para dar uma melhor visibilidade à politica pública do município e congregar várias secretarias em prol da população gonçalense.

Outro grande momento foi a palestra “Foto-grafia: processos e experimentações do fenômeno fotográfico no século XIX”, feita pelo IFRJ.

A professora de Artes Visuais do IFRJ, campus São Gonçalo, Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan destacou: “O projeto desenvolvido no campus São Gonçalo, no viés da fotografia, pesquisa a fotografia no século XIX, mas devido a ter um curso técnico de Química na nossa instituição, resolvi desenvolver este projeto em parceria, uma vez que os processos fotográficos da época ocorrem devido à descoberta da química na fixação da imagem, então realizamos processos fotográficos com alunos em sala de aula e diversos projetos, associados a uma visão interdisciplinar, além da química e da física, dialogamos com a sociologia, português, geografia, filosofia, entre outras matérias. Promovemos workshop, exposições e mostras dos nosso trabalhos”, concluiu a professora Rosane Kaplan.

Para Júlio Vidal, coordenador do evento, “O Inovança é um grande encontro de ciências, tecnologias e matemática, por conta do biênio da mesma. A importância de um encontro como esse é que levamos para a população uma tecnologia desmistificada, ou seja, o que é tecnologia? É tudo aquilo que melhora a nossa qualidade de vida. São Gonçalo com mais de 1 milhão de habitantes precisa entender que existem tecnologias que podem melhorar seu convívio no dia a dia e com cidade também. Esse é o papel do Inovança, aqui estará acontecendo debates, encontros e neste ano trouxemos a arte e a tecnologia, pois a sociedade brasileira é conhecida como uma das mais criativas do mundo”, finalizou Júlio Vidal.

O evento contou com a parceria do #tamojunto9ºano, Vigilância Ambiental de São Gonçalo, Layer Criative School, Zion Escola de Entretenimento e Faetec do Barreto, com o curso de Eletrotécnica.

Programação:

Mesas Redondas: 10 às 12h

27/11 – Informação, Ensino e Tecnologia.
28/11 – Cultura Popular e Tecnologia
29/11 – Tecnologia em São Gonçalo
30/11 – Identidade Visual e Tecnologia.

Cultura e Educação 14 às 17h
27 – Apresentação do Coral Infantil, Painel com professor Carlos, Foto-grafia: processos e experimentações do fenômeno fotográfico no século XIX, Banda da E.M. Prefeito Nicanor Ferreira Nunes.
28 – Artes Cênicas, Painel Arte e Sustentabilidade, Performance Teatral de Literatura de Cordel, Dança de Orixá inclusiva
29 – Exibição do filme Ilha das Flores e debate, Conceito e perspectivas para professores e alunos, Painel Tecnologia de Inclusão, Cia de Artes Musicais Força e Garra.
30 – Apresentação de Dança Cia Grandk e Estúdio de Dança Kátia Fajardo.

Local: auditório do C.M. Presidente Castelo Branco, Rua Carlos Gianelli S/N – Boaçú – SG

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content