Saúde e Defesa Civil
Usuários do SUS precisam apresentar documento com CPF nas unidades de saúde
06/11/2025
Município participa de evento nacional sobre transfusão de sangue nas UMPAs
Cinco meses após a implantação da transfusão de sangue nas unidades municipais de pronto atendimento (UMPAs) de Santa Luzia, Pacheco e Nova Cidade, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo virou exemplo e mostrou a experiência exitosa no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2025) em São Paulo entre os dias de 29 de outubro e 1º de novembro.
A iniciativa, que começou em maio na UMPA de Santa Luzia como projeto piloto e no mês seguinte nas UMPAS do Pacheco e Nova Cidade, contribuiu significativamente para a redução da sobrecarga hospitalar e para a otimização do tempo de atendimento aos pacientes da rede municipal, tornando o processo transfusional mais ágil e resolutivo. Desde o início da implementação, já foram realizadas 216 transfusões nas três UMPAS, demonstrando o impacto positivo e a viabilidade da proposta.
“São Gonçalo apresenta para todo o país mais uma experiência bem-sucedida de descentralização do atendimento de transfusão de sangue, ampliando o acesso e otimizando o fluxo de pacientes na rede pública. Estamos revolucionando a Saúde de São Gonçalo e o HCCOR e o Ciesg são alguns exemplos. Estamos deixando um legado de novos equipamentos e vamos seguir avançando”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.
O HEMO 2025 é o maior e mais importante evento da área na América Latina, reunindo profissionais, pesquisadores e instituições de referência nacional e internacional. Promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o congresso tem como objetivo compartilhar avanços científicos, experiências práticas e inovações que contribuam para a excelência da assistência e da gestão nos serviços de hemoterapia e hematologia.
Durante o evento, que reúne especialistas, gestores, docentes e estudantes, são apresentados trabalhos científicos que destacam boas práticas, resultados de pesquisa e estratégias inovadoras aplicadas à realidade dos serviços de saúde em todo o país. A diretora do Hemonúcleo de São Gonçalo, Daiana Nepomuceno Pacheco, foi quem apresentou o trabalho científico “Implementação de transfusões nas UMPAs como estratégia de redução da sobrecarga hospitalar: experiência do município de São Gonçalo/RJ”.
“Apresentar esse estudo representa não apenas o reconhecimento da relevância prática e científica do projeto, mas também a possibilidade de compartilhar experiências que contribuem para o fortalecimento dos serviços públicos de hemoterapia, promovendo a eficiência assistencial e a integração entre as unidades de saúde”, descreveu Daiana.


Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados