Início > Saúde > Índices que monitoram covid-19 em São Gonçalo seguem zerados

Índices que monitoram covid-19 em São Gonçalo seguem zerados

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/08/2022

Município mantém a doença controlada    

Pela terceira vez desde o início da pandemia, São Gonçalo não contabiliza nenhum ponto nos cinco índices que monitoram a contaminação da doença e que determinam as restrições impostas pelo Executivo. Com o resultado, a cidade permanece na fase verde, o que indica que está com a doença normal controlada. Os pontos já tinham zerado em duas semanas do mês de abril deste ano. 

A avaliação é da semana 31/2022, correspondente ao período de 1º a 7 de agosto. A cidade não contabilizou pontos nos cinco índices. São eles: variações de pacientes internados por covid-19 e de óbitos, ocupações de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e percentual dos casos notificados nas duas últimas semanas.        

Na semana epidemiológica 31/2022, os indicadores apontaram 0% de ocupação de leitos de UTI adulto (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 2% (0 ponto). A variação de óbitos pelo coronavírus ficou com 0,33 (0 ponto). A variação de pacientes internados ficou em 0 (0 ponto). E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -79% (0 ponto).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados os cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. 

São seis fases de avaliação da contaminação: verde (fase normal controlado, de 0 a 4 pontos), amarelo 1 (fase 1, de 5 a 9 pontos, baixo risco), amarelo 2 (fase 2, de 10 a 19 pontos, médio risco), laranja (fase 3, de 20 a 29 pontos, alto risco), vermelho 1 (fase 4, de 30 a 39 pontos, muito alto risco) e vermelho 2 (fase 5, mais de 40 pontos, risco extremo).  

A Secretaria orienta que as medidas sanitárias para evitar o contágio devem ser mantidas. Por isso, o gonçalense deve evitar aglomerações, lavar as mãos ou higienizar com álcool em gel, além de manter o esquema vacinal em dia. 

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content