Início > Assistência Social > Igualdade racial e cidadania em evento de São Gonçalo

Igualdade racial e cidadania em evento de São Gonçalo

Publicado em:  26/11/2021

Secretaria de Assistência Social promove Feira Aduke

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (26) o “Novembro Negro”, organizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial, com um dia especial na quadra da escola de samba Porto da Pedra, tendo como ponto alto a Feira Aduke.

A feira também contou com uma edição do projeto “Cidadania Itinerante” e foram oferecidos serviços como isenção para certidão de nascimento, casamento e segunda via de identidade, emissão de CPF, direcionamento sobre Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientação ao combate à violência contra as mulheres, aferição de pressão arterial e odontomóvel.

A Feira Aduke, que contou com bom público durante todo o dia, também foi marcada por desfiles, apresentações culturais, feira de empreendedorismo, presença de passistas e mestre-sala e porta-bandeira da escola, entre outras atividades.

O evento contou também com a formatura das alunas do curso intensivo de tranças afro, realizado durante o mês de novembro, no Instituto Abraço do Tigre, pela Secretaria de Assistência Social.

“O objetivo do curso que estamos certificando é de estimular a criatividade manual e ensinar técnicas de trança afro relacionadas à ancestralidade e como forma de resistência, além de fomentar o empreendedorismo e capacitar, fazendo com que os sujeitos se fortaleçam, atinjam seus objetivos e adquiram uma forma de sustento. Mulheres capacitadas se tornam mais fortes para saírem da situação de vulnerabilidade social. Temos ciência de que a economia passa por um processo difícil, mas não podemos desistir. A mulher é sempre persistente e perseverante, portanto vamos e temos que conseguir mudar esse cenário. Continuaremos trabalhando, para a transformação desse cenário de violência e preconceito racial, criando mais espaços de discussão, inclusão e garantia dos direitos humanos aos negros e às mulheres”, ressaltou Ana Cristina, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Foto: Julio Diniz