Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
No próximo domingo (9/02), a partir das 8h, a tradicional festa Presente de Iemanjá promete reunir dezenas de grupos religiosos de matrizes africanas, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. A iniciativa tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público. O projeto é realizado com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esportes e Lazer de São Gonçalo (FAESG). A entrada é gratuita.
Em sua 11ª edição, a iniciativa foi reconhecida, neste ano, de acordo com a Lei 1022/2019, como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa cidade de São Gonçalo. Sem dúvida uma grande conquista para todos que são representados pelo projeto. Assim, o Presente de Iemanjá se tornou referência no universo de homenagens feitas à “Rainha do Mar”, como é chamada.
As homenagens começam às 8h, com o xirê para Iemanjá, seguido pelo cortejo e entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas. Às 10h, serão entregues menções honrosas às personalidades da Cultura Afro.
O projeto é realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada por Mãe Márcia D`Oxum.
“Acreditamos na representatividade do projeto há mais de 10 anos e, já naquela época, a Prefeitura apoiou a ideia. O governo atual também tem nos apoiado e a cada ano fica melhor. Celebramos a liberdade de culto e servimos como mediadores culturais para a sociedade, oferecendo ao público o convívio com as riquezas culturais, econômicas, filosóficas e religiosas, das quais herdamos honrados de nossos ancestrais”, diz Mãe Márcia.
Para o prefeito José Luiz Nanci, o Presente de Iemanjá é uma celebração de fé, respeito e paz.
“Nós estamos aqui de coração aberto pois nós somos todos irmãos. O que importa é a nossa fé. Nós sabemos que os povos de matrizes africanas são muito perseguidos, infelizmente. Isso não é acreditar em Deus, pois quem acredita em Deus, acredita e respeita todas as religiões. Nós temos que respeitar a fé das pessoas que pedem a paz. Eu estou aqui para também pedir a paz. A paz para o Rio de Janeiro, a paz para o Brasil, a paz para a nossa São Gonçalo. Nós somos todos irmãos e precisamos respeitar o direito de cada pessoa e amar mais uns aos outros”, reiterou o prefeito.
“O Brasil é um país que possui fortes raízes na cultura religiosa africana e São Gonçalo figura entre os expoentes neste cenário. Acredito que o projeto se consolidou na cidade porque o município possui grande representatividade”, avalia o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro.
Confira a programação:
8h – Xirê para Iemanjá
9h30 – Entrega do Presente de Iemanjá
10h – Entrega de menções honrosas
11h30 – Afoxé Orun Mila, Raízes Africanas, Tuala Bumoxi
13:00 – Passinho
13h15 – Roda de Capoeira
13h40 – Débora & Bruno
13h55 – Bloco dos Marrecos
14h30 – GRESU Porto da Pedra
15h – Roda de samba Amigos do Pitty
16h – Seu Ivo
16h40 – Danilo Dourado
Autor: Ascom
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados