Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Unidade de saúde terá treinamentos ligados à segurança do trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEMST) do Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, irá realizar treinamentos relacionados à segurança do trabalho com todos os funcionários na última semana de abril, entre os dias 25 e 29. Chamada de Abril Verde, a campanha tem o propósito de alertar sobre os cuidados na rotina do expediente para evitar acidentes entre os colaboradores.
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é lembrado no dia 28 de abril. Em São Gonçalo, há duas leis que tratam do tema. A primeira, 958/2019, instituiu a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. A segunda, 1.190/2020, denomina a Semana Verde de Prevenção, na última semana do mês de abril. No HLP, o dia 28 será o Dia “D”, onde os funcionários passarão por uma dinâmica de grupo.
“Durante todo o mês, estamos lembrando dos cuidados com a segurança do trabalho nos ambientes. A última semana será de treinamentos para todos os trabalhadores. Vamos falar sobre o que é a segurança do trabalho, sobre a importância de lavar as mãos, manter o local de trabalho limpo, organizado e cuidado ao manusear os medicamentos para evitar acidentes”, explicou Rosa Helena Gil, presidente da Cipa no HLP.
No dia 28, todos os funcionários estarão reunidos no refeitório para uma dinâmica de grupo.
Cipa – A comissão tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. A Cipa é composta por colaboradores através de processo eleitoral. “A Cipa é a voz do colaborador com a empresa, baseada na Norma Regulamentadora NR-05, que orienta o que o trabalhador tem que fazer e o que não pode fazer, o que é devido do trabalhador e o que é da empresa. Cabe ressaltar que o SESMT mantém um total entrosamento com a Cipa, onde possui profissionais habilitados e qualificados para atuação na prevenção de acidentes, elaborando programas, fiscalizando, orientando os colaboradores e atento às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho”, explicou Rosa.
A Cipa também orienta o empregador sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e afastamento de funcionários. “Nós fazemos relatórios para a direção sobre o que está fora da normalidade e ajudamos a direção com a qualidade do trabalho do funcionário. Se a minha cadeira não estiver adequada, posso ter dores na coluna e ficar afastada por 15 dias, prejudicando o andamento do serviço. A Cipa funciona para assegurar a segurança do trabalhador”, finalizou.
Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados