Início > Educação > História da Arte para alunos da rede municipal de São Gonçalo

História da Arte para alunos da rede municipal de São Gonçalo

Publicado em:  10/08/2022

Estudantes participam de exposição sobre Van Gogh

Homenageando os grandes nomes das artes plásticas durante o ano letivo, a Escola Municipal Professor Evadyr Molina, em Venda da Cruz, promoveu, nesta quarta-feira (10), uma exposição de arte onde os alunos fizeram uma releitura de algumas das obras mais famosas de Vincent Van Gogh. Para a exposição, foram pintados girassóis em telhas, além de desenhos da Casa Amarela e uma reprodução do quadro “Quarto em Arles”.

O projeto visa abordar as disciplinas da grade curricular de maneira lúdica, introduzindo a história da arte junto com a história de cada artista. Além disso, foi um momento de refletir a arte e produzir algo com as próprias mãos. A escola já homenageou Romero Brito e ainda pretende trazer para os alunos a vida de Monet e Tarsila do Amaral.

“A arte faz parte da vida e do contexto escolar. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo sobre a vida e obra de alguns artistas conhecidos, uma forma de desenvolver a autonomia criativa e expressiva dos nossos alunos. Trabalhar a arte na escola é uma forma de socializar, nos faz ser capazes de interagir e respeitar o pensamento do outro, descobrindo novas formas de comunicação”, disse a diretora Andréa Petito.

Mostrando domínio sobre o assunto, as alunas Isabel Corrêa e Júlia Santos, de 10 anos, explicaram para os colegas um pouco do que aprenderam durante a pesquisa. Elas não quiseram copiar e sim se inspirar na obra do artista para produzir o próprio material.

“Eu quero ser uma pintora profissional um dia, eu desenho desde pequenininha. É legal pintar, conhecer a história, saber sobre o artista. Eu foquei em colocar a minha visão sobre os girassóis e pintei”, contou Isabel.

Foto: Julio Diniz