Saúde e Defesa Civil
Domingo de solidariedade no Hemonúcleo de São Gonçalo
01/02/2026
Quem quiser doar sangue pode comparecer à unidade do Zé Garoto e neste próximo dia 7
Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue e facilitar o acesso da população, o Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto, passará a funcionar todo primeiro sábado de cada mês, começando neste dia 7 de fevereiro, das 8h às 12h30. A iniciativa oferece uma alternativa para as pessoas que querem doar sangue, mas não podem comparecer durante a semana, e vai ajudar na captação de bolsas e reforço dos estoques.
A abertura extra aos sábados é uma estratégia para estimular a doação voluntária, fundamental para garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões em cirurgias eletivas, tratamentos e situações de urgência e emergência. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A diretora do Hemonúcleo, Luiza Pereira, acredita que a medida será um avanço importante na captação de sangue.
“A ampliação do atendimento para o primeiro sábado de cada mês é uma forma de aproximar ainda mais o serviço da população. Sabemos que muitas pessoas têm vontade de doar, mas enfrentam dificuldades de horário. Essa ação vai permitir que mais doadores contribuam e ajudem a salvar vidas. Aos sábados, também fica mais fácil a recepção para grupos de doadores, como já vem acontecendo desde o ano passado. Como passará a ser rotina, também vai ajudar os voluntários a se programarem”, destacou Luiza.
Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.
Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite, HIV/aids, HTLV, etc.); não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter tido doença de chagas ou malária e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Restrições também se aplicam às pessoas com doenças autoimunes, diabetes descompensada e hipertensão não controlada.
Os interessados devem comparecer munidos de documento oficial com foto. O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona, normalmente, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, e no primeiro sábado do mês, das 8h às 12h30. O endereço é Alameda Pio XII, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto. A unidade não abre nos feriados e pontos facultativos.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados