Saúde e Defesa Civil
Defesa Civil de São Gonçalo realiza curso de redução de riscos
29/01/2026
Grupo religioso será recebido no local para fazer doações de sangue
O Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto, está sempre de portas abertas para quem deseja doar sangue e ajudar a salvar vidas. E, no próximo domingo (1º), a unidade vai abrir – pela primeira vez – para receber as doações dos voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia, das 8h às 12h30. Demais voluntários podem comparecer para a doação, aproveitando o dia para fazer o bem com esse ato de solidariedade.
“A abertura extraordinária do Hemonúcleo neste domingo é fundamental para ampliarmos o número de doações e reforçarmos nossos estoques de sangue. A parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia demonstra um grande compromisso social e solidário, mobilizando fiéis e a comunidade para um gesto simples, mas que salva vidas. Cada doação pode salvar até quatro vidas e é essencial para garantir o atendimento nas nossas unidades de saúde”, destacou a diretora do Hemonúcleo, Luiza Pereira.
O Hemonúcleo de São Gonçalo precisa, constantemente, de doação de sangue. Ele abastece as unidades de urgência e emergência da cidade para a realização, não só dos casos de emergência, mas também de cirurgias eletivas e procedimentos.
Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar. Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.
Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite, HIV/aids, HTLV, etc.); não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter tido doença de chagas ou malária e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Restrições também se aplicam às pessoas com doenças autoimunes, diabetes descompensada e hipertensão não controlada.
O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona, normalmente, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos, e fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados