Início > Ordem Pública > Guardas recebem capacitação sobre políticas públicas de álcool e drogas

Guardas recebem capacitação sobre políticas públicas de álcool e drogas

Publicado em:  07/04/2022

Instrução foi oferecida aos agentes de São Gonçalo

Para contribuir com a instrução dos guardas municipais, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, em conjunto com o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo, promoveu uma ação de capacitação. O encontro serviu para orientar os agentes de segurança pública sobre os tipos de drogas, diferentes sintomas e como diferenciar atitudes de um dependente químico durante as ações de abordagens na cidade. A orientação aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), no auditório da Secretaria de Ordem Pública, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Estrela do Norte.

O curso faz parte de um ciclo de palestras que será oferecido aos guardas municipais ao longo deste mês. Os profissionais de segurança participarão de quatro dias de orientações. O último encontro acontecerá no próximo dia 27. Ao término, os formandos receberão o certificado de conclusão.

A palestra, que teve como tema “Política nacional sobre Drogas: Construindo Novos Caminhos na Segurança Pública”, contou com a participação da subsecretária da Sempad, Mariana Lima.

“A gente vê o poder da prevenção. Através dessa capacitação, queremos apontar para vocês a importância do assunto e a necessidade da intersetorialidade. A instrução é fundamental para que possamos auxiliar ainda mais a nossa sociedade”, explicou a subsecretaria.

A dirigente do Centro de Formação da Guarda Municipal, Sabrina Xavier, disse que essa capacitação irá auxiliar os agentes durante o exercício do serviço.

“O guarda municipal, no dia a dia, se depara com muitas cenas ou com pessoas com outros tipos de problemas comportamentais. E esse guarda precisa ser instruído para saber como agir no momento em que precisar auxiliar uma pessoa dependente química na rua. Estamos trabalhando justamente na identificação dos sintomas e encaminhamento adequado para que possamos oferecer um atendimento de maior qualidade para a população gonçalense”, finalizou a dirigente do Centro de Formação.

Foto: Julio Diniz