Início > Educação > Guarda Municipal inaugura curso de capacitação para a Ronda Escolar

Guarda Municipal inaugura curso de capacitação para a Ronda Escolar

Publicado em:  15/01/2018

A Guarda Municipal de São Gonçalo, através do Grupamento de Ronda Escolar, realizou na manhã desta segunda-feira (15) a cerimônia de abertura do Curso de Formação Continuada, que tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam neste setor. O evento foi realizado no auditório do Colégio Municipal Castello Branco, no Boaçu, e contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci, do secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes, da subsecretária de Infraestrutura da Educação, Silvana Mota, do secretário de Segurança Pública, Felipe Brito, do comandante da Guarda Municipal, Carlos Machado, além de representantes das Guardas Municipais do Rio e de Cachoeiras de Macacu, e dos Bombeiros de Niterói.

O Grupamento de Ronda Escolar vem atuando nas escolas de forma preventiva, com rondas diárias para coibir qualquer ato infracional cometido pelos alunos ou contra eles, dando suporte à direção das escolas. Além disso, o trabalho envolve ações educativas com teatro de fantoche, minicidades de trânsito e palestras educativas em escolas municipais, estaduais e particulares. Em seu discurso de abertura da solenidade, o prefeito José Luiz Nanci fez questão de ressaltar a importância do trabalho da Guarda Municipal para a cidade.

“É muito importante esta ação, a capacitação e integração da Guarda Municipal. Hoje, o que mais aflige o Brasil é a segurança. E a segurança está em primeiro lugar em qualquer estatística, pois o desejo de todos é ter uma cidade mais segura. O Grupamento de Ronda Escolar é muito importante porque está cuidando das crianças. É pela educação que se começa a segurança. Eu estou prefeito, vocês são da Guarda Municipal. Eu faço e vocês continuam. Vocês são responsáveis pelo futuro dos jovens de São Gonçalo. Eu acho muito importante vocês estarem olhando, orientando, conversando, dando educação. Essa interação, essa capacitação com o pessoal do Rio, de Niterói, de Cachoeiras de Macacu é fundamental. A Guarda Municipal merece todo nosso respeito e até o fim do meu mandato estarei respeitando e fazendo tudo para melhorar ainda mais suas condições de trabalho, pois vocês são responsáveis pelo município, pelos nossos jovens, pelo nosso futuro”, afirmou o prefeito.

A coordenadora do curso, Andréia Maria Silva Rosa, agradeceu a participação de todos e lembrou que as secretarias de Segurança e Educação têm feito muito pelo município, assim como a Guarda Municipal.

“A Ronda Escolar está aqui como mais um braço de vocês, que podem realmente contar conosco. Nós atuamos juntos com o objetivo de proteger e preservar os direitos fundamentais da criança e do adolescente. A Ronda Escolar trabalha com uma equipe altamente técnica, possui treinamentos constantes com parcerias privadas e públicas, como o Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outras”, explicou Andréia.

O secretário de Educação, professor José Augusto Abreu Nunes, parabenizou o trabalho realizado pela Guarda Municipal e falou sobre a importância da sua capacitação.

“Queria começar a falar dessa questão da capacitação, da preparação da Guarda que tanto ajuda as nossas escolas. Através da Andreia e da Sabrina eu tenho tido contato, tenho ficado como secretário de Educação muito tranquilo no sentido do papel que vem fazendo a Ronda Escolar, que é muito além do que se espera de uma Guarda. É preciso, cada vez mais, estarmos juntos: Guarda, Ronda Escolar e direção de escola para melhor servir aos nossos adolescentes, aos nossos alunos e distancia-los da marginalização. Quero agradecer e parabenizar por essa iniciativa do curso de preparação. Na minha concepção de professor, vocês já estão preparados. Então quero parabenizar a todos por esse trabalho. Como o comandante Carlos Machado falou, assim como na Guarda, nada seria possível na educação se não tivéssemos um prefeito comprometido com a educação. Nós temos caminhado, temos avançado e ainda vamos avançar muito mais na educação de São Gonçalo, mas nada disso seria possível sem a orientação, sem a cobrança do prefeito porque isso só leva o município a crescer”, concluiu o secretário.

A subsecretária de Infraestrutura, Silvana Mota, também cumprimentou a todos.

“Estar aqui hoje é um privilégio, um grande momento da minha passagem pela Secretaria de Educação porque a gente vê o empenho e o desafio que a Guarda tem de romper a barreira daquilo que poderia ser casual para ser projeto de ação contundente, efetiva nas escolas, orientando o aluno como um ser em preparação. Então eu me sinto honrada e muito feliz, agradeço a todos”, disse Silvana.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães