Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal de São Gonçalo realiza palestra de Formação Continuada

Guarda Municipal de São Gonçalo realiza palestra de Formação Continuada

Publicado em:  23/07/2019

A Guarda Municipal de São Gonçalo realizou nesta terça-feira (23), o 1° Ciclo de Palestras de Formação Continuada, do Grupamento Especializado de Ronda Escolar (GERE), no auditório da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu. A atividade tem a finalidade de criar um dia de debates, propiciando discussões acerca de temas que tem o objetivo de levar a uma reflexão/ação, autonomia e a busca de soluções para problemas do cotidiano educacional não só para os Guardas Municipais de São Gonçalo, mas também para municípios convidados, como Angra dos Reis, Niterói, Itaboraí, Porto Real, Belfort Roxo, Rio das Ostras, Rio Bonito e Queimados.

O secretário de Segurança Pública de São Gonçalo, Felipe Brito, destaca a importância da capacitação.

“O objetivo principal é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinados problemas inerentes às equipes de ronda escolar, seus desafios e suas possibilidades, bem como cogitar ações que possam provocar mudanças de atitudes no que diz respeito a uma convivência harmoniosa nas escolas. Em qualquer área de trabalho é muito importante a qualificação e a capacitação, e com a Guarda Municipal e a Ronda Escolar não é diferente, por isso promovemos palestras, trocas de ideias, cursos, com objetivo de cada vez mais aprimorar o desempenho da equipe e oferecer um trabalho de qualidade ao munícipe de São Gonçalo”, declarou o secretário.

Durante o evento foram realizadas as seguintes palestras: Justiça Restauradora, com a Dra. Renata Cordeiro, do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR), do Ministério Público do Rio de Janeiro; Panorama dos crimes de violência contra a mulher e feminicídio em São Gonçalo, com a Dra. Débora Rodrigues; Uso e abuso de substância química: efeitos e consequências, com a Dra. Michele Santos; Diferença entre uso e tráfico de drogas, bem como abordagem e encaminhamento, com o Major Nogueira da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Pmerj); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas atualizações, com Nathália Carlos.

“A atual gestão não tem medido esforços para combater a violência em nossa cidade. Temos buscado cada vez mais melhorar a qualidade do serviço prestado, através de cursos e palestras. Aproveito para agradecer a coordenação e toda a equipe da Ronda Escolar pelo excelente trabalho que vem realizando, quero cada vez mais dar condições para exercerem suas funções com mais qualidade, em prol da população”, concluiu Carlos Machado, comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Segundo a advogada do Cemear, Dra. Renata Cordeiro, é importante estar falando sobre Justiça Restaurativa, com enfoque no contexto escolar e sua metodologia. “A formação continuada da Guarda Municipal é muita rica e importante, para que os profissionais se sintam cada vez mais fortalecidos e seguros na sua atuação, e assim contribuir de uma forma bastante importante no serviço oferecido para a sociedade, mas principalmente para as crianças e jovens da rede municipal de Educação, que estão em processo de formação”, explica.

O que é o Cemear do MPRJ

O Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo, foi criado em março de 2017. É formado por uma equipe multidisciplinar, composta por onze facilitadores de diálogo e uma equipe técnica que conta com dois psicólogos e uma assistente social. Sua atividade é supervisionada por uma gerente, em atuação conjunta à Coordenadora e subcoordenadora do Centro.

Dentre as atividades realizadas pelo Cemear, destaca-se sua atuação na capacitação e treinamento de membros e servidores do MPRJ, além de profissionais de órgãos parceiros, para as técnicas de mediação de conflitos, métodos autocompositivos e sistema restaurativo, bem como a propagação da cultura de paz.

Foto: Jonas Guimarães