Início > Guarda Municipal > Guarda Municipal amplia patrulhamento em São Gonçalo

Guarda Municipal amplia patrulhamento em São Gonçalo

Publicado em:  18/11/2022

Equipes realizam rondas em regiões de grande movimentação

A Guarda Municipal de São Gonçalo passou a realizar patrulhamento ostensivo em sete novos pontos da cidade. Através de um estudo feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, as novas áreas de baseamento foram selecionadas de acordo com os indicadores de criminalidade do município.

As rondas foram iniciadas nesta semana no entorno do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), da Ceasa e do Fórum Patrícia Accioli, no Colubandê. Equipes da Guarda Municipal ficam posicionadas na região, principalmente nos horários da tarde e noite.

Na Praça dos Ex-Combatentes, na Rua Francisco Portela, no Patronato, e na Praça do Colubandê, no bairro de mesmo nome, os agentes de segurança ficam posicionados em viaturas no período da noite, com intuito de garantir a circulação de pedestres, manutenção e organização das vias públicas e atender as demandas dos cidadãos gonçalenses.

Já nas ruas Salvatori, na altura do bairro Rocha; na Doutor Getúlio Vargas, em Santa Catarina; e Francisco Portela, no bairro de Neves, passam a contar com equipes baseadas no período da tarde, assegurando a circulação da população que utiliza as vias públicas. Na Avenida Paiva, em Neves, ações serão feitas na parte da manhã.

As atividades de patrulhamento fazem parte da nova reestruturação da corporação, elaborada através de um planejamento estratégico para atuação na cidade. O objetivo é atender as demandas emergenciais do município.

O secretário Municipal de Ordem Pública, Capitão Wellington Moreira, disse que os novos pontos de baseamento dos agentes de segurança pública foram estruturados após um estudo estratégico nas áreas comerciais da cidade, com a finalidade de garantir as ações de segurança da população.

“Estudamos e elaboramos, de acordo com a mancha criminal do município, ações operacionais, e agora, partimos para mais uma fase desse planejamento, que é o deslocamento de equipes para outros pontos de grande circulação da população gonçalense. A pasta está empenhada em atender as necessidades da cidade, colaborando com a  sensação de segurança e execução das atividades da Guarda Municipal de São Gonçalo”, afirmou o secretário de Ordem Pública.

O comandante da Guarda Municipal, Ewerton França Mendes, afirma que as rondas acontecem em horários alternados.

“Vamos ampliar nossa ronda periódica. Temos recebido solicitações e estamos destinando equipes para realizar as rondas à tarde e à noite. As nossas ações estão sendo estruturadas para garantir o ir e vir da população gonçalense”, explicou o comandante.

O aposentado e morador da Rua Salvatori, Moisés Ribeiro, aplaudiu a intervenção na região.

“Isso nos deixa muito felizes. Mostra o compromisso da Prefeitura de São Gonçalo em olhar para o cidadão trabalhador, que acorda cedo para ganhar seu sustento. Levo minha filha no ponto de ônibus todos os dias às 7 horas. Me sinto mais seguro. Mas agora vou respirar mais tranquilo”, garantiu o aposentado Moisés Ribeiro, de 67 anos.