Início > Saúde > Grupo de Gestantes acolhe grávidas em Vista Alegre

Grupo de Gestantes acolhe grávidas em Vista Alegre

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/04/2019

Troca de experiências e acolhimento são os destaques do grupo terapêutico de gestantes, uma ação realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Unidade de Saúde da Família (USF) Vista Alegre. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, recebeu 20 gestantes e teve como objetivo compartilhar informações e experiências para estimular a convivência entre as gestantes e fortalecer os vínculos com a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), que atuam no local onde as futuras mamães realizam pré-natal.

“É um evento de conscientização e integração. A finalidade foi de melhorar a qualidade de vida gestacional e aumentar a autoestima das pacientes que muitas vezes se encontram estressadas devido aos cuidados que devem ter no cotidiano durante esse período. Além de mostrar o que se deve fazer para ter uma gestação saudável sem resquícios de gravidez de risco, como uma boa alimentação e um exercício adequado”, declara Amanda Girard, enfermeira da unidade e responsável pelo projeto.

No cronograma houve três palestras realizadas por profissionais da ESF e Nasf para tirar dúvidas subsequentes sobre os temas, dar dicas e auxiliar para uma gravidez mais segura. A primeira palestra foi apresentada pela nutricionista que abordou o tema: “Alimentação Saudável na gestação”. Já a segunda foi “VDRL: um risco na gestação”, ministrada por uma enfermeira que abordou a respeito da Sífilis, uma doença infectocontagiosa e sexualmente transmissível que acomete pacientes em todo o país. Por último, outra enfermeira falou da vacina que previne as gestantes contra difteria, tétano e coqueluche, com o tema: “DTPA: de proteção a gesto de amor”.

Além disso, ocorreu uma roda de conversa com uma educadora física que discutiu a importância da atividade física na gestação e do alongamento postural para ajudar no bem-estar da mãe e do bebê.

Junto a isso, também foram disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da imunização contra o vírus da gripe. Com o intuito de promover o amor-próprio e o vínculo da mãe com o bebê, a técnica de enfermagem, Fabiana Silva, e a agente comunitária, Cristiane Henriques, realizaram uma sessão de fotos com as gestantes.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content