Início > Saúde > Grupo de Aleitamento Materno presta acolhimento a gestantes do município

Grupo de Aleitamento Materno presta acolhimento a gestantes do município

Publicado em:  23/05/2019

Após a gravidez, muitas mulheres encontram problemas com aleitamento materno e necessitam de acompanhamento com profissionais. Assim, a Subsecretaria de Atenção Básica criou um Grupo de Aleitamento Materno para as mães que apresentarem essas dificuldades. O projeto, localizado na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, conta com uma equipe especializada para dar orientação e atendimento a gestantes, puérperas e bebês.

O trabalho do grupo visa minimizar as dificuldades encontradas e auxiliar o manejo da amamentação. O acompanhamento inicia-se no pré-natal e estende-se até os 6 meses do bebê, quando devem ser introduzidos outros alimentos, promovendo assim um desenvolvimento adequado à população infantil do Município.

A nutricionista e uma das responsáveis pelo projeto, Rogéria Flor, diz de onde surgiu a ideia do projeto e a importância do mesmo. “É comum entre as mulheres que optam por amamentar apresentarem dificuldades com o aleitamento. Por isso criamos esse grupo com o propósito de auxiliar os gestores do município a melhorar as taxas de aleitamento materno das pacientes, pois o leite materno, além de tudo, apresenta inúmeros benefícios à mãe e ao bebê. Queremos contribuir com a pactuação da política nacional de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, onde é necessário ampliar as intervenções e estratégias relacionadas a ele, com objetivo de consolidar a política de Estado. Além de impulsionar e acelerar a adesão à prática da amamentação e sua manutenção por tempo desejável, como é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Saúde. Estamos de braços abertos a quem quiser participar”, explica.

A equipe de apoio ao aleitamento materno é formada por: Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Assistente Social, atuando de forma interdisciplinar para atender as demandas relacionadas ao processo de amamentar, como orientações sobre posição correta de segurar o bebê, avaliação de sucção e técnica do copinho.

A paciente de 23 anos, Marcela Santos, mora no Jardim Catarina e teve seu filho, Bernardo, há 3 meses. Foi sua primeira gravidez e teve dificuldades no pós-parto por conta da alimentação do seu filho. “Eu tive grandes dificuldade com o aleitamento inicial do Bernardo, onde ele desenvolveu o padrão de ficar com a boquinha aberta, devido a no hospital ele tomar o leite no copinho. Isso dificultou o instinto inicial dele de sucção e eu sofri bastante com isso. Assim descobri o grupo e vi que era muito sério e teve total importância na minha vida. Os profissionais são muito sérios e dão integridade ao trabalho. A importância está sendo enorme, proporcionando a saúde e o bem-estar do meu filho, pois estou acompanhando o desenvolvimento dele”, informa Marcela.

Outra participante do Grupo é a Eliane de Araújo, com 40 anos e moradora da Trindade, teve seu filho, Nicholas, há 8 meses. Por ser sua primeira gravidez, já era considerado um pouco de risco por essa idade, mas recebeu apoio em todas partes da gestação, inclusive no pós-parto. “Tive muita dificuldade após ter meu filho. Quando soube do grupo quis participar pelo apoio e atenção que recebi desde a primeira vez que conheci o projeto e pela importância da amamentação. O Grupo é um encontro de mães e bebês que precisam de informações e apoio para o desenrolar de uma amamentação segura, tranquila e prazerosa. Declaro que foi fundamental para não desistir de amamentar e melhorar a saúde minha e do meu bebê”, completa.

A iniciativa existe desde de agosto de 2018 e já teve cerca de 200 atendimentos no município. Quem quiser participar, basta entrar em contato com a unidade e demonstrar o seu interesse, sem necessidade de marcação e/ou agendamento. O próximo evento do grupo já tem sua data marcada para o dia 30 de maio, o qual ocorrerá uma palestra para contribuir com a pactuação de estratégias que promovem o Aleitamento Materno, com o tema referente ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado neste mês.

A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo está localizada na Rua Doutor Alfredo Backer, nº358, SG.

Aleitamento Materno

O leite materno é considerado o alimento ideal, pois fornece nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento do bebê. Além de ser considerado a estratégia em saúde que mais previne mortes infantis, doenças crônicas na vida adulta, obesidade, além de promover a saúde física, mental e emocional.

O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação prevaleça até os dois anos ou mais, sendo preconizado que, nos primeiros seis meses de vida, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de oferecer sucos, chás, água e outros alimentos. A partir do sexto mês de vida, a amamentação deve ser complementada e iniciada o processo de alimentação complementar.

Autor: Raquel Muniz