Início > Saúde > Grupo da Memória auxilia na qualidade de vida de pacientes

Grupo da Memória auxilia na qualidade de vida de pacientes

Publicado em:  03/03/2017

A dificuldade de memória para fatos cotidianos faz parte da rotina de vários idosos gonçalenses. Para melhorar significativamente a qualidade de vida destas pessoas, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, realizam todas as segundas-feiras, às 10h, reuniões do “Grupo de Memória”, que estimula também a atenção, linguagem e socialização. As reuniões são realizadas na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo.

Moradora do bairro Mutondo há oito anos, a aposentada Ana Maria Delfino não perde as atividades. Segundo ela, mesmo com pouco tempo de participação, já começou a melhorar organizando sua vida baseada nas dicas apresentadas.

“Estou fazendo um planejamento semanal, o que não consigo fazer em um dia, priorizo para realizar a atividade no dia seguinte. Para ativar a memória tenho trabalhado o cérebro dando prioridade somente a uma atividade de cada vez”, explica Ana Maria.

Segundo a fonoaudióloga do Nasf, Izabel Rhaizyasmin, a dinâmica realizada através de brincadeiras ajuda na integração social, com atividades que envolvam o raciocínio estratégico, oferecendo benefícios que melhoram a concentração, maior agilidade ao agir, tomar decisões, renovação da memória, entre outros.

“Fazemos desafios de lógica e raciocínio de maneira lúdica com atividades que estimulem a mente, como caça palavras, palavras cruzadas, jogo da memória. Por meio de atividades que eles não estão acostumados, os ensinamos a fazer um planejamento semanal”, explica Izabel.

Já para a fisioterapeuta Patrícia Peçanha, os momentos de dinâmicas são essenciais para potencializar os resultados na melhora da autoestima e qualidade de vida. “Não atendemos somente idosos. Muitas pessoas mais novas nos procuram, principalmente adolescentes em épocas de provas. Todos são bem-vindos”, conta.

As reuniões são realizadas na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, localizada na Rua Dr. Alfredo Backer, 538, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar (São Gonçalo).