Início > Guarda Municipal > GPAm completa doze anos de criação em São Gonçalo

GPAm completa doze anos de criação em São Gonçalo

Publicado em:  09/04/2024

Grupamento é um importante braço na luta pela preservação ambiental

O Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (GPAm) da Guarda Municipal de São Gonçalo, completa 12 anos neste dia 9 de abril. Atualmente, o grupamento conta com 24 guardas municipais, divididos entre as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Engenho Pequeno e Estâncias de Pendotiba.

O GPAm é um importante braço da Prefeitura de São Gonçalo na luta pela preservação do meio ambiente na cidade, em especial nas áreas de conservação da natureza, sendo fundamental na integração com a Secretaria de Meio Ambiente.

Através do patrulhamento, ações de fiscalização, atendimento de denúncias e até mesmo resgate de animais silvestres, o GPAm mostra-se fundamental na luta pela conservação da flora e fauna em São Gonçalo.

Para manter-se atualizados quanto às melhores práticas para atuação nas áreas de proteção ambiental de São Gonçalo, os agentes passam por capacitações sobre Ética, Cidadania e Direitos Humanos; noções de Geoprocessamento Aplicado ao Uso Ambiental, Promoção da Saúde, Comunicação não violenta, Manuseio de equipamentos; Poluição sonora e visual, Poluição Atmosférica; Poluição das Águas e Degradação do Solo, passando por questões como os principais danos ambientais que assolam as cidades, além do entendimento sobre a história, geografia e geomorfologia de São Gonçalo.

Investimentos recentes

Em fevereiro deste ano o patrulhamento nas APAs Estâncias de Pendotiba e Engenho Pequeno foi reforçado com a chegada de duas novas viaturas. Os veículos foram adquiridos através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e serão utilizados de forma integrada com a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal.