Início > Meio Ambiente e Transportes > Gonçalenses homenageiam os mortos no Dia de Finados

Gonçalenses homenageiam os mortos no Dia de Finados

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/11/2025

Cemitérios municipais receberam milhares de visitantes

Milhares de gonçalenses foram aos cemitérios de São Gonçalo, neste domingo (2), para prestar homenagens aos entes queridos no Dia de Finados. Os quatro cemitérios municipais ficaram abertos para visitação, que contou com a tradicional Santa Missa de Finados e momentos de oração. O prefeito Capitão Nelson e o vice-prefeito, João Ventura, conferiram a organização nos cemitérios. A visitação acontece até as 17h.

“Nós estivemos nos quatro cemitérios municipais para acompanhar de perto a organização e colocamos agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Transportes nas ruas para garantir que os cidadãos façam suas homenagens de forma tranquila e respeitosa”, afirmou o prefeito.

Para auxiliar o trânsito nos arredores dos cemitérios, agentes das secretarias de Meio Ambiente e Transportes e de Ordem Pública, através da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), estão atuando durante todo o feriado, garantindo a ordem e a segurança para a população. 

A moradora Carla Barcellos foi ao Cemitério São Miguel. Ela entende a importância deste dia para a religião católica e participa da homenagem todos os anos. “Nós, católicos, rezamos pelas almas dos fiéis defuntos, pedindo indulgência pelas almas. Já venho há 10 anos e é sempre um momento para lembrar de nós mesmos, de que todo mundo tem sua hora e para preparar nossa alma para a vida eterna”, disse.

Emocionada, Tânia Regina Barreto foi ao Cemitério de São Gonçalo para visitar o jazigo da família. “Eu sou mãe e infelizmente perdi meu filho há 9 anos, fico muito emotiva. Eu vim aqui para rezar pela alma dos que já se foram e buscar forças para continuar”, contou.

Preparação – Os cemitérios do Pacheco, Ipiíba, São Miguel e São Gonçalo receberam pintura em muros e meio-fios, limpeza nos túmulos, no entorno e no interior das unidade, além de motofogs dispersando o inseticida para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content