Início > Desenvolvimento Urbano > Gonçalenses comemoram avanço de obras no Porto do Rosa

Gonçalenses comemoram avanço de obras no Porto do Rosa

Publicado em:  27/02/2024

Pacote de intervenções inclui também os bairros do Mutuá e Mutuaguaçu

Os moradores da Rua Guimarães Passos, no Porto do Rosa, estão animados com as obras de infraestrutura que estão avançando pelo local. O pacote de obras inclui drenagem, fase que está sendo executada, e pavimentação. Ao todo, as intervenções irão englobar mais de 3,8 quilômetros de extensão, atingindo também os bairros do Mutuá e Mutuaguaçu. O prazo de duração da obra é de 12 meses.

O investimento total nas intervenções é de mais de R$ 38 milhões e vai beneficiar mais de 10 mil gonçalenses, entre moradores e pessoas que circulam pela região.

Sidnea Conceição, de 63 anos, mora no bairro há 43 anos. Ela sempre pediu por obras do tipo e conta que finalmente foi atendida. “Eu sempre pedi por obras como essa. As casas aqui alagam quando chovem. Tem uma casa aqui da rua onde a água chegou até a altura da janela durante o alagamento. Tivemos que tirar as crianças dessa casa pela janela. Eu vi muitos prefeitos prometerem que iam ajudar a gente aqui e ninguém fez nada, só o Capitão Nelson. Ele veio aqui na campanha, prometeu e está cumprindo”, afirmou a aposentada.

O pacote de obras inclui macro e microdrenagem de águas pluviais, pavimentação, meios-fios, passeios e sinalização viária horizontal e vertical em 14 ruas dos bairros. Os logradouros que receberão as intervenções são Avenida Paula Lemos (parte), e ruas General Canrobert, Professor Altivo (parte), Padre Nicolau Luís, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira e uma via sem nome.

A doméstica Cremilda Pereira, de 66 anos, mora no local há 60 anos. Ela conta que a rua é de terra e sempre pediu que o local fosse asfaltado. “Eu tô gostando dessas obras, tô no aguardo para que tudo dê certo. O Capitão Nelson está cumprindo o que nos prometeu. Agora, nossa rua vai ser asfaltada e vai ser muito melhor até para andar aqui. Desde que eu vim morar aqui, a rua é de terra”, contou a doméstica.

As obras irão garantir melhorias na qualidade de vida, acessibilidade, condições de higiene e segurança para a toda a região, já que o pacote de macrodrenagem e drenagem irá garantir o escoamento das águas das chuvas dos três bairros, combatendo os alagamentos crônicos. Vale lembrar que está é a continuação de uma obra que estava abandonada há mais de 10 anos na região.

A intervenção integra o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), para definir as prioridades para a utilização dos recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae e de emendas parlamentares.

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também já realizou obras de drenagem em cerca de 130 vias de 10 bairros desde o início da atual gestão. Ao longo dos últimos meses, bairros como Boaçu, Vista Alegre, Sacramento, Pacheco, Ipiíba, Santa Luzia, Marambaia, Colubandê, Guaxindiba e Monjolos receberam obras de infraestrutura que estão mudando a vida de gonçalenses e dando fim a problemas crônicos de alagamentos.

Foto: Renan Otto