Desenvolvimento Urbano
Obras no Parque RJ São Gonçalo caminham para a reta final
10/11/2025
Mais de 20 ruas da região receberam obras de infraestrutura
A população dos bairros Mutuá, Mutuaguaçu e Porto do Rosa recebeu um verdadeiro presente nesta noite de terça-feira (11), quando foi realizada a entrega das obras de macrodrenagem, drenagem, pavimentação e construção de calçadas feitas em mais de 20 ruas dos bairros. O pacote de obras beneficiou mais de 10 mil pessoas, entre comerciantes e moradores dos bairros que sofriam com alagamentos crônicos, problema que hoje já não é mais uma realidade.
A cerimônia de entrega das obras para a população contou com a presença do prefeito Capitão Nelson, do vice-prefeito João Ventura e do secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas. A diversão da garotada ficou por conta da Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg). Além disso, quem estava presente pôde curtir um show incrível da camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo, sob a regência do maestro Paulo Guarany. O evento foi realizado na esquina da Rua Libório Viana com a Rua David Alves.
“É uma satisfação enorme estar aqui! Eu lembro que as ruas daqui sofriam com problemas de alagamentos e muitos engenheiros falavam que não havia solução. Foi quando, imediatamente, eu afirmei que deveríamos contratar os melhores, que seria feito. Demos um jeito! Trabalhamos muito e hoje entregamos essa obra. Estamos atuando com obras nos mais diversos bairros, incluindo Jardim Bom Retiro, Sacramento, Santa Izabel e outros. Esse trabalho é feito em conjunto, com o governador Cláudio Castro, com o deputado federal Altineu Côrtes, com o secretário Douglas Ruas, com os secretários e subsecretários, dentre outros. Ninguém faz nada sozinho e juntos estamos transformando São Gonçalo. Eu sentia que as pessoas tinham vergonha de dizer que moravam em São Gonçalo e hoje isso não é mais uma realidade, nossa cidade está mudando para melhor e está dando orgulho para a população”, disse o prefeito Capitão Nelson.
“Tudo o que está acontecendo na cidade é uma grande engrenagem, um time forte que a está transformando. O trabalho aqui nos bairros foi intenso, são mais de 20 ruas transformadas e a população agora poderá desfrutar de um espaço digno, uma obra como o gonçalense merece”, disse o vice-prefeito João Ventura.
As intervenções tiveram um investimento de R$ 38 milhões e integram o eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
“É uma alegria muito grande estar aqui hoje. Tudo o que vivemos hoje em São Gonçalo é fruto de um planejamento que se iniciou no primeiro ano da primeira gestão do Capitão Nelson, que determinou, ao assumir como prefeito, que fosse elaborado um plano estratégico de desenvolvimento para a cidade denominado Novos Rumos. Naquela ocasião, eu era secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais e ouvi a população e os vereadores. Foi aí que eu soube dessa via aqui e que muitos engenheiros falavam que essa rua não seria possível de fazer obras e o prefeito ressaltou que a obra seria executada pelos melhores profissionais possíveis. O prefeito Capitão Nelson tem uma gestão séria, que pensa no melhor para a população para que possamos encarar desafios como esses. Estamos com equipes também no outro extremo da cidade, com obras em Santa Izabel, com a ajuda do governador Cláudio Castro”, disse o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
As ruas beneficiadas foram Avenida Paula Lemos, ruas General Canrobert, Professor Altivo, Padre Nicolau Luiz, Libório Viana, Álvaro Costa, David Alves, Ismael Passos, Custódio Duarte, Capitão Crisanto Bastos, Ricardo Jorge, Guimarães Passos, Diogo Pereira, uma rua sem nome, Estrada da Conceição, Rua Florisbela Palmier, Rua Coronel Camisão, Rua Inácio Feijó, Rua Fernandes Mendonça, Avenida Professor Josué de Castro, Rua Maria Batista da Costa e Travessa João Correia.
A empreendedora Marcela Vieira, de 37 anos, mora no bairro do Mutuaguaçu desde que nasceu e achava que nunca veria essas ruas asfaltadas. “A obra ficou muito boa! Nunca pensei que iríamos ver uma rua daqui desse jeito, com asfalto e sem alagamentos. O bairro inteiro está lindo por causa das intervenções. Não vi mais alagamentos mesmo com as chuvas. Hoje, minha filha de 7 anos pode correr e brincar na rua sem ficar com o pé sujo de lama e barro, como era a rua aqui antes das obras”, disse.
Luan Donato, de 26 anos, se mudou para a região pouco antes do início das obras. Para ele, ver a via com pavimentação e drenagem é motivo de felicidade.
“Mudou 100%. Minha sogra já morava aqui e eu sempre vi como a rua era cheia de buraco, de chão de terra batida e como alagava. Agora, está tudo melhor, para todos. Era um caos, alagava e era péssimo. Hoje, as crianças brincam na rua, os carros trafegam por aqui sem problemas, está tudo transformado”, afirmou o montador.
No evento, também esteve presente o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza, além de outros secretários municipais.









Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados