Início > Cultura e Turismo > Gonçalense redescobre área de lazer em Neves

Gonçalense redescobre área de lazer em Neves

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/07/2022

Reabertura do Centro de Tradições Nordestinas atrai visitantes a complexo de esporte, turismo e cultura

Com a reabertura do Centro de Tradições Nordestinas Severo, Embaixador Nordestino, após passar por uma série de reformas em toda a sua extensão, a principal área de lazer em Neves tem atraído ainda mais visitantes.

Antes, o que hoje é o Complexo do Centro de Tradições Nordestina, era utilizado para despejo irregular de lixo e, desde sua inauguração, em 2020, tem sido reduto de cultura, esporte, lazer e educação ambiental.

O Centro de Tradições Nordestinas tem registrado grande público durante todo o fim de semana. O espaço funciona às sextas, das 18h à 1h; sábados, das 12h à 1h; e domingos, das 10h às 22h.

Além de uma programação musical formada por muito forró, que semanalmente é divulgada pela Secretaria de Turismo e Cultura, o público também tem acesso à gastronomia com comidas típicas do Nordeste e artesanato nos 21 quiosques montados no local.

O espaço também tem atraído os amantes do esporte. A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) é responsável por manter e preservar o Centro de Lazer de Neves, que conta com academia de ginástica, playground, área de convivência, pista de patinação e quadra poliesportiva.

No local, a população tem acesso diariamente a atividades esportivas desenvolvidas por profissionais capacitados da Semel, como futsal, basquete e mini desporto.

Outro ponto que tem chamado atenção dos visitantes é o Mirante de Contemplação Professor Elmo da Silva Amador, que faz parte do roteiro “Rota da Guanabara”, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura. O local foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente com a ideia de fazer com que o gonçalense olhe para suas origens, reconectando-se com a natureza e com a Baía de Guanabara, redescobrindo a história da cidade.

Logo abaixo do Mirante, há uma parte bem arborizada que tem sido muito utilizada para piqueniques, além de um orquidário que tem sido alvo de muitos ensaios de fotos daqueles que são apaixonados por flores. O espaço funciona de terça a quinta, de 8h às 20h; sexta, de 8h à 1h; sábado, de 8h à 1h; e domingo, de 8h às 22h.

Ainda com a ideia de aproximar a população das causas ambientais, a área também conta a Sala Verde Dora Negreiros. O espaço foi desenvolvido com a ideia de compartilhar informações ambientais aos cidadãos sobre os principais indicadores de qualidade ambiental, características territoriais e ecossistêmicas georreferenciadas da cidade e da Baía de Guanabara. Atualmente, a Sala Verde é utilizada para capacitações e reuniões da Secretaria de Meio Ambiente.

O Complexo do Centro de Tradições Nordestina fica na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães e Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content