Início > Guarda Municipal > GM de São Gonçalo completa 81 anos atuando na proteção preventiva

GM de São Gonçalo completa 81 anos atuando na proteção preventiva

Publicado em:  30/07/2019

Nesta terça-feira (30), a Guarda Municipal de São Gonçalo completa 81 anos de história defendendo o Governo e a população. Fundada em 30 de julho de 1938, os agentes da GM já passaram por diversas transformações em sua trajetória. Desde o início da gestão, em 2017, a tropa conquistou uma nova sede, restruturação da equipe, criação da Coordenadoria de Trânsito, em Alcântara, e a criação da 3ª Inspetoria e Base da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), no Centro.

“Um dos meus objetivos do Governo sempre foi prezar os guardas municipais, pois são responsáveis pela organização da cidade e no auxílio à população contra a criminalidade e ilegalidade. Esses 81 anos da tropa é uma conquista para nós, já que sem eles não somos nada. Nessa gestão fizemos uma reestruturação no setor e diversas ações, como a criação de uma nova base para equipe e uma reprogramação das rotas e formas de atuação dos agentes da Romu. Como a GM está presente para proteger a população, estamos criando maneiras de melhorar cada vez mais suas atuações”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Em seu primeiro ano de governo, o prefeito ampliou os pontos da GM espalhados pelo município, como a Coordenadoria de Trânsito, em Alcântara, que serve como ponto estratégico de encontro para a atuação da GM nos bairros próximos a Alcântara. Além de estar sempre ampliando a qualificação da corporação, com cursos, palestras e treinamentos com equipamentos específicos. Com a função de fazer a vigilância da cidade, seja dos bens, serviços, instalações e pessoas que residem no município, assim como agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal e ordenamento público, a GM recebe através do serviço de emergências (153), 200 ligações ao mês. Somente na Romu, em 2018, foram realizados 715 atendimentos, com 18 ocorrências conduzidas às delegacias da cidade, dentre elas: roubos, furtos, agressão à mulher e infrações de trânsito.

“Nosso objetivo é promover uma cultura de paz, construída por meio do respeito e da cooperação. Temos o plano de metas com muitas delas já cumpridas e que demonstra que o trabalho está sendo realizado incansavelmente. Esperamos que até 2020 as metas colocadas em prática sejam reconhecidas de forma que melhore o funcionamento de nossa cidade, sendo inspiração para os anos futuros”, afirma Filipe Brito, secretário municipal de segurança pública.

Segundo o comandante da GM, Carlos Machado, que atua há 35 anos na instituição, a procura pelos serviços da guarda tem aumentado há cada dia. Entretanto, essa gestão foi capaz de melhorar muito o trabalho dos agentes. “Quando o prefeito assumiu, muitas mudanças foram realizadas em pouco tempo beneficiando a nós. Hoje ganhamos mais autoridade e autonomia, ainda mais com a criação da Romu. Ganhamos uma maior integração com os setores de segurança pública da cidade e maiores qualificações. Só tenho agradecer pelo o que temos até aqui”, afirma.

A Guarda Municipal, hoje, conta com algumas diversificações para auxiliar em todos os quesitos a população, com a ROMU, voltada para atuação da segurança pública do cidadão, em alguns casos em conjunto com polícia militar; a Ronda Escolar, destinada a promoção de cultura e cooperação da sociedade em escolas; e o Grupamento de Defesa e Proteção Animal (GPAM), realizando apreensões de animais abandonados, monitorando e garantindo a segurança das Áreas de Proteção Ambiental do município.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Girley Oliveira (In memorian)