Início > Funasg > Funasg promove orientação sobre câncer de mama

Funasg promove orientação sobre câncer de mama

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/10/2021

Servidoras participam de palestra no auditório da Secretaria de Saúde

Palestras esclarecedoras e de muita utilidade para as mulheres sobre os cuidados com a saúde e diagnóstico precoce do câncer de mama. Assim foram as explicações de quatro profissionais no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo na manhã desta terça-feira (26). O evento do Outubro Rosa, promovido pela Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), através do Projeto Funasg Mais, contou com a presença de servidoras na plateia.

Patrícia Silva, coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, falou sobre o tema para as participantes. “Estamos avançando. Já temos espaços próprios, como o Espaço Rosa e o Centro de Oncologia, e estamos trabalhando para novas implantações. No último domingo, inauguramos o espaço esportivo para pacientes oncológicos que terá atividade regular durante todo o ano”, explicou.

As demais palestrantes falaram sobre os cuidados com o próprio corpo e sobre o amor – cada uma dentro de sua especialidade. A ginecologista Karin Maia incentivou as mulheres a se amarem mais e observarem todo o corpo. “Se a gente não cuida da gente, quem vai cuidar? Temos que nos amar mais. E isso inclui cuidar da nossa saúde, comparecendo em consultas médicas e fazendo exames periódicos”, disse a médica.

A enfermeira Renata Santos, que está em tratamento de câncer de mama há seis anos, falou da importância de ir ao médico e fazer os exames de rotina, ensinou a fazer o autoexame das mamas, levou uma prótese mamária com um nódulo para as participantes o identificarem e falou dos direitos da mulher com o diagnóstico de câncer. “Muito se fala em prevenção e as pessoas acreditam que fazendo as coisas certas não irão ter. Não é assim. A prevenção é ir ao médico e ter o diagnóstico precoce para o início do tratamento”, disse Renata, que também contou todo o seu histórico de vida.

Para finalizar, a nutricionista Danielli Sueth ensinou como manter uma alimentação saudável. “Temos que priorizar o que vem da terra, os alimentos naturais. Evitar os produtos industrializados, processados, carne vermelha, refrigerantes e álcool. São muitos condimentos, estabilizantes e conservantes que nos fazem mal. Assim, devemos passar primeiro no sacolão, na feira livre para depois ir ao mercado e, por último, na farmácia. Fazendo isso, já estamos cuidando da nossa saúde. E, para finalizar, precisamos amar. Simplesmente amar para liberar a ocitocina (hormônio que é liberado ao sentir amor)”, finalizou Danielli.

À tarde, houve a oficina “Dançar é Uma Terapia para todas as idades” com o professor e ator Sérgio Di Paula, onde as servidoras aprenderam a dançar vários ritmos.

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content