Início > Saúde > Funasg faz ações pelo Julho Amarelo

Funasg faz ações pelo Julho Amarelo

Compartilhe isso:


Publicado em:  01/07/2022

Campanha inclui palestras e oficinas durante todo o mês

Para conscientizar seus servidores e os pacientes sobre as hepatites virais, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) realizará – durante todo o mês de julho – a campanha Julho Amarelo. Quem comparecer ao local, poderá participar de palestras e oficinas sobre o tema.  

    A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. “Na sede, oportunizaremos aos servidores palestras e oficinas por uma alimentação saudável e ações pontuais de conscientização quanto aos cuidados para a prevenção das hepatites virais”, disse a presidente da fundação, Luciana de Souza Alves da Costa.

     O teste rápido para detectar a doença está disponível em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo, de segunda a sexta, das 8h às 16h, gratuitamente. O resultado sai em 20 minutos. As hepatites a e b têm prevenção através da vacina. A primeira, ainda quando criança. A segunda, em três doses, para os adultos. A hepatite c tem tratamento e tem cura. 

   A principal fonte de contaminação das hepatites virais a, b e c é através do sexo desprotegido. Por isso, é muito importante o uso do preservativo e não compartilhar objetos perfurocortantes. As hepatites virais b e c afetam diretamente o fígado, que fica inflamado. Se não tratadas, elas podem evoluir para cirrose, câncer e necessidade de transplante do órgão com possibilidade de chegar ao óbito. Por isso, a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde.         

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content