Início > Assistência Social > Fórum debate políticas públicas para pessoa idosa em São Gonçalo

Fórum debate políticas públicas para pessoa idosa em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/06/2023

Gonçalense de 104 anos recebe homenagem durante o evento

Um encontro para discutir políticas públicas efetivas destinadas à população idosa. Assim foi o “1º Fórum Municipal em Alusão ao Junho Violeta – Mês de prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa”, promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, na manhã desta segunda-feira (12). 

O encontro, que aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Gonçalo, no bairro Estrela do Norte, contou com a presença do vice-prefeito, Sérgio Gevú; do subsecretário de Proteção Social Especial, Jair Mello; e do vereador de São Gonçalo e autor do Projeto Lei Municipal nº 2825/2021 de 08/06/2021 que dispõe sobre a criação da campanha “Julho Violeta”, Pablo da Água.

“O Fórum foi gratificante e muito proveitoso, pois pudemos receber as demandas da sociedade civil e já vamos montar um relatório com as propostas apresentadas. O encontro com certeza vai contribuir para a criação de políticas públicas efetivas para a população idosa”, disse o subsecretário de Proteção Social Especial, Jair Mello.

Os participantes tiveram acesso a informações sobre os equipamentos municipais que prestam auxílio à população idosa, como o Centro de Referência Especializada da Pessoa Idosa de São Gonçalo, que atende a mais de 600 pessoas por mês no Jardim Catarina, oferecendo diversas atividades como aula de alfabetização e oficinas que estimulam a mente e o corpo. Também foi destacado o importante papel do Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais.

Durante o Fórum, palestraram Cinthia Weber, coordenadora do Centro de Referência Especializada da Pessoa Idosa de São Gonçalo e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CONDEPISG); Katiene Miranda Inacio Piaz, coordenadora do Conselho do Idoso da Superintendência da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável; Ana Cristina da Silva, subsecretária de  Políticas Públicas para as Mulheres de São Gonçalo; Maria Cláudia, superintendente da Vigilância Sanitária de São Gonçalo; e Silviane de Carvalho, coordenadora da Alta Complexidade. 

A gonçalense Dona Irene Ramos Pereira, de 104 anos, foi a grande homenageada do encontro. “Dona Irene é um exemplo de determinação, de vontade de viver e coragem. Mesmo aos 104 anos ela não se limita a dançar e expressar seu amor à vida”, destacou o subsecretário Jair. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content