Início > Educação > Formatura do Proerd reúne centenas de estudantes em Alcântara

Formatura do Proerd reúne centenas de estudantes em Alcântara

Publicado em:  06/12/2017

Estudantes da Escola Municipal Estephânia de Carvalho, Escola Municipal Marcos Vinícius Cruz, Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão, Escola Municipal Filadélfia, Escola Municipal Maria Dias, Escola Municipal Ernani Faria, Escola Municipal Carlos Maia, Ciep 250 Rosendo Rica Marcos, Escola Municipal Zulmira Ribeiro, Escola Municipal João Cabral de Melo, Escola Municipal Prefeito Jaime Campos participaram da entrega de certificados, medalhas e presentes aos formandos do 5º ano do Ensino Fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd – da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no anexo da Igreja Universal, em Alcântara.

Além dos instrutores do programa, subtenente Euciléia, subtenente Silva, subtenente Siqueira e cabo Brandão, compareceram ao evento o coronel Salema, do Comando de Policiamento Especializado, o secretário municipal de Educação de São Gonçalo, professor José Augusto Nunes, a subsecretária municipal de Ações Pedagógicas, Rejane Adriano, o coordenado de área do Proerd, subtenente Cabral, diretores e professores da rede municipal de ensino.

O Proerd, como explicou o cerimonialista sargento Charles, se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar vivenciem o uso abusivo das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência também para a questão da violência. Para tanto é utilizada uma metodologia fundamentada na teoria de aprendizagem sócio emocional. Muito animadas, as crianças ouviram o Hino Nacional e palavras de incentivo dos participantes da mesa. Segundo o subtenente Cabral, a formatura marca o fim de um ciclo e início de toda uma experiência de vida.

“Nós aprendemos muitas coisas com os instrutores em sala de aula que nós devemos guardar em nossos corações e levar para o resto de nossas vidas. Hoje o problema de droga e da violência é sério em nosso estado, no Brasil e no mundo, e nós temos que ter sempre em mente as informações que os policiais passaram em sala de aula, que os professores passam e que os pais de vocês passam no dia a dia para que nós consigamos ter sucesso na vida”, afirmou o coordenador.

O secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes, lembrou que faz parte do programa desde 1994 e ressaltou que se sente orgulhoso desse trabalho realizado nas escolas.

“Quero dizer que nesse momento meu sentimento é orgulho. Orgulho da educação do nosso município e desse projeto junto com a instituição Polícia Militar. Queria dizer para vocês que em 1994 já participava junto com a Polícia Militar desse projeto no Colégio Estadual Trazilbo Figueira e ali aconteceram muitos valores, muito conhecimento e tenho hoje alunos que encontram comigo ainda na rua e me dizem que continuam a seguir as orientações do programa. Isso dá muita satisfação. Quero dizer também que tenho outros exemplos na minha família. Minha filha e meu sobrinho, oriundos do Instituto de Educação Clélia Nanci, também na mesma época faziam o Proerd e hoje, aos 34 e 35 anos, ainda levam esse sentimento e orientam a família, os filhos através do ensinamento recebido lá atrás pelo policial militar. Esse distanciamento entre a droga e a vida, que está proposto no cartaz, não às drogas e sim à vida, tem que ser seguido por todas as crianças”, ressaltou o secretário.

Atualmente à frente do Comando de Policiamento Especializado, o coronel Salema, que já comandou o 7º Batalhão, disse que era um grande prazer retornar à cidade. Ele lembrou como foi seu primeiro contato com o Proerd.

“Apesar de existir há 25 anos dentro da nossa instituição, eu só tive contato mais aproximado com o Proerd há quatro anos, em Itaboraí. Realmente foi emocionante quando nós fomos premiar um menino que tirou o primeiro lugar na redação porque ele deu um testemunho que emocionou a todos na plateia, tanto que o prefeito colocou a redação dele na caderneta escolar do ano seguinte. Vocês hoje são formandos, são agentes multiplicadores dessa mensagem que tiveram a oportunidade de receber dos policiais. Eu peço a vocês que tirem esse dia de hoje como um marco na vida de vocês para serem multiplicadores dentro da família de vocês, junto aos amiguinhos da rua onde moram, procurem levar essa mensagem a todos que vocês possam, pois só multiplicando essa mensagem poderemos ter um futuro melhor tanto para vocês quanto para nós”, afirmou o coronel Salema.

Os alunos premiados com as melhores redações foram Ana Carolina de Almeida, Escola Estephânia de Carvalho; Ronald Nascimento de Figueiredo, Escola Municipal Filadélfia; Natasha Cavalcante, do Ciep 250 Rosendo Rica Marcos; e Gabriele Seixas Vieira, da Escola Municipal Prefeito Jaime Campos. Todos os formandos receberam certificados.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães