Início > Saúde > Fisioterapia do NASF atende mais de 70 mil pessoas em três meses

Fisioterapia do NASF atende mais de 70 mil pessoas em três meses

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/09/2019

De maio a agosto deste ano, o Núcleo de Saúde da Família (NASF) atendeu mais de 70 mil pessoas nos serviços de fisioterapia. Formado por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada, o Núcleo permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permitindo a construção conjunta de projetos terapêuticos.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora, o trabalho multiprofissional garante um acolhimento integral à população.

“O trabalho em equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde tornou-se um dos principais instrumentos de intervenção na assistência, pois as ações e práticas se estruturam a partir da equipe, e isso requer mudanças na forma de atuação em rede de assistência à saúde e na reorganização do trabalho, para que sejam alcançadas todas as esferas de assistência à saúde da população!”, afirmou.

Além do atendimento nos postos e unidades de Saúde, há três meses o município ganhou um espaço integral para a realização de fisioterapia, no Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto. O núcleo, que conta com duas salas de atendimento e quatro fisioterapeutas, realiza atendimentos diariamente e desde 2017 é o quarto espaço dedicado exclusivamente à fisioterapia, junto à Clínica da Família de Marambaia, PAM Coelho e Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal.

“A fisioterapia tem uma importância fundamental em afirmar a importância da prevenção e do cuidado. Vemos pacientes que muitas vezes não acreditam que vão voltar ao mercado de trabalho, e na fisioterapia eles têm uma evolução tão grande que esse quadro muda. Por isso o trabalho em conjunto é fundamental para acolher o paciente e traçar estratégias do que é melhor para ele!”, ressaltou Cinthia Cunha, fisioterapeuta do Núcleo de Saúde da Família (NASF) que atua no Polo onde o Núcleo já assistiu cerca de 2 mil pessoas. Todos os pacientes são encaminhados pelos polos e postos de saúde do município e realizam 10 sessões, com acompanhamento uma vez por semana e atividades direcionadas para exercícios em casa.

Para o coordenador do NASF, Júnior Olivo, possibilitar o cuidado de forma integral é garantir a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O NASF tem um trabalho integrado com as equipes de saúde da família e vem aumentando as ofertas de algumas especialidades à população, visando sempre melhorar o cuidado dentro do município com promoção, proteção e recuperação da saúde. Visando os princípios do SUS da universalidade, a integralidade e a equidade!”, afirmou.

Atuante no Núcleo de Saúde da Família desde 2013 no município, o fisioterapeuta Allison dos Santos destaca que o aumento da procura é reflexo da qualidade dos serviços prestados pela rede.

“Junto ao programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), conseguimos em conjunto realizar ações que favoreçam um melhor planejamento para o paciente, além de podermos dialogar com diferentes especialidades médicas. Avaliamos o paciente no âmbito respiratório, traumatológico, e quando tem uma necessidade de utilizar os serviços mais especializados encaminhamos para centros de reabilitação especializados. Essa parceria é muito enriquecedora, e quem sai ganhando é a população!”, afirmou o fisioterapeuta que atua na Academia da Saúde em Monjolos.

Autor: Thayná Valente
Foto: Jonas Guimarães
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content