Início > Cultura e Turismo > Festival “Trançar é Esperançar” celebra o protagonismo da mulher negra em São Gonçalo

Festival “Trançar é Esperançar” celebra o protagonismo da mulher negra em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/07/2025

Evento gratuito vai reunir cultura, empreendedorismo e afeto no Teatro Municipal

O Teatro Municipal de São Gonçalo será palco, entre os dias 25 e 27 de julho, da segunda edição do Festival Trançar é Esperançar, uma celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, marcada por uma programação intensa e gratuita.

Realizado pela Associação Mulheres da Parada, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o evento é contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024 e tem como proposta ocupar mentes, corações e espaços com arte, ancestralidade, empreendedorismo e afeto.

Criado em 2023, o festival nasceu como um espaço de encontro e fortalecimento entre mulheres negras, tendo a trança como símbolo de identidade, protagonismo e geração de renda. Em 2025, o evento retorna ainda mais potente, estruturado em quatro pilares principais:

-Cultura e Ancestralidade Viva

-Empreendedorismo e Economia Criativa

-Afeto, Reconhecimento e Memória

-Sustentabilidade e Impacto Social

Durante os três dias, o público poderá participar de oficinas, palestras, feiras de moda, gastronomia e artesanato, shows, concurso de tranças e pitches com premiação e investimento semente para 40 mulheres empreendedoras.

Um dos destaques do festival é a curadoria, que valoriza o recorte de raça, gênero e território, priorizando artistas e empreendedoras que transformam a realidade de São Gonçalo. Mais da metade da programação é composta por talentos locais.

A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso antecipadamente. Para garantir sua vaga, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/festival-trancar-e-esperancar-2025/3001140

Serviço:

Local: Teatro Municipal de São Gonçalo

Sexta-feira (25/07) – a partir das 18h

Sábado (26/07) – a partir das 10h

Domingo (27/07) – a partir das 10h

Autor: Letícia Marinho Mello Toledo

Notícias relacionadas

Skip to content