Início > Educação > Festival de bandas agita o Colégio Municipal Estephânia De Carvalho

Festival de bandas agita o Colégio Municipal Estephânia De Carvalho

Publicado em:  03/07/2018

O som dos instrumentos musicais invadiu o Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, em Laranjal, no último sábado (30), quando foi realizado um grande festival de bandas. Realizado anualmente desde 1987, este evento é o mais antigo do Estado do Rio de Janeiro. O maestro Heloísio Costa e seus músicos trouxeram para a comunidade um fantástico programa musical, que já contou com a participação de diversas bandas do Estado do Rio, como as de Niterói, Rio de Janeiro, Queimados, Maricá, Rio Bonito, Cabo Frio, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Tanguá, Belford Roxo, Nova Iguaçu e também São Gonçalo.

A professora Liana Pessoa atualmente dirige o departamento musical do colégio, que conta com classes de musicalização infantil, flauta doce, canto coral, além da orquestra de sopro e a banda de percussão do maestro Leonardo Moraes. A banda do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho faz parte da Federação Nacional de Bandas e já participou de diversos concursos em outros estados, sendo premiada diversas vezes. De lá saíram músicos para a Orquestra Sinfônica Municipal e bandas militares, sendo considerada um berço de formação musical.

“Música por música é o nosso lema, e claro, tendo a música como parte integrante na formação dos alunos e comunidade. Também é um caminho para manter acesa a chama das bandas marciais, não só em São Gonçalo, mas em todo o estado do Rio. A música exerce um papel fundamental de integração, de sensibilização e criatividade, podendo ser sem dúvida um caminho enriquecedor enquanto ação pedagógica, pois auxilia no bem estar das pessoas. No contexto escolar, a música tem como finalidade ampliar e facilitar a aprendizagem do aluno, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e reflexiva, oferecendo oportunidades que lhes permitam o exercício do ser, conviver, fazer e conhecer”, afirmou a diretora Liana Pessoa.

Fonte: Semed