Contribuinte tem comodidade e praticidade para ter acesso aos serviços da secretaria
A Secretaria Municipal de Fazenda de São Gonçalo está com novidades para o contribuinte gonçalense. Já estão disponíveis pela internet as novas Certidões Negativas de Débitos Imobiliários (IPTU e TAXAS) e Mobiliários (ISS e Taxas). O processo de estudo e implantação do novo sistema se deu por uma comissão composta por servidores integrantes da Secretaria de Fazenda e da Superintendência de Informática.
Com a presente medida, os contribuintes do IPTU, ISS e Taxas não precisarão mais se deslocar até a Secretaria de Fazenda para obtenção dos serviços, o que consequentemente refletirá no bem estar do munícipe a partir dessa praticidade.
“Estamos focando nosso trabalho também na comodidade para o contribuinte, para que ele não precise sair de casa para resolver questões junto à Fazenda. Anteriormente, para tirar uma certidão negativa de débitos, era preciso vir à Prefeitura, ir ao protocolo, abrir processo administrativo, esperar o resultado do processo e só então conseguir a certidão”, disse Randhal Juliano, secretário de Fazenda.
Com a criação das certidões através da internet, o contribuinte tem a possibilidade de verificar sua autenticidade na página da Prefeitura ou via QR CODE, um grande diferencial da Prefeitura de São Gonçalo em comparação aos municípios vizinhos.
Foi criado e disponibilizado no site da Prefeitura o “Fale conosco”, disponível através do link https://www.pmsg.rj.gov.br/fale-conosco/
A medida desenvolveu e implantou o atendimento digital para vários setores da Secretaria de Fazenda, disponibilizando ao munícipe atendimentos via aplicativo whatsapp e do e-mail institucional. Os atendimentos através do telefone também continuam a ser disponibilizados.
“Fizemos mudanças na secretaria com o objetivo de dar mais celeridade nos processos administrativos para oferecer um serviço de melhor qualidade aos nossos contribuintes”, completou Randhal.
Com a implantação do “Fale Conosco”, a Secretaria Municipal de Fazenda passou a disponibilizar atendimento digital de alguns setores, como:
1 – IPTU | Cadastro Imobiliário
· Emissão de espelho de IPTU;
· Emissão de 2ª via do carnê de IPTU do exercício vigente;
· Emissão das guias atualizadas de parcelamento amigável do exercício vigente.
Para iniciar o atendimento, o requerente deverá ter em mãos documentos de identificação e o número da inscrição municipal imobiliária. De acordo com o tipo de atendimento, poderão ser solicitados outros documentos.
Tel.: (21) 2199-6395
Whatsapp: (21) 2199-6395
E-mail: atendimentoiptu@pmsg.rj.gov.br
2 – Alvará Comercial | Cadastro Mobiliário
· Atendimento referente ao Alvará de Funcionamento e Localização, inclusive via REGIN;
· Atendimento referente ao cadastro fiscal mobiliário;
Para iniciar o atendimento, o requerente deverá ter em mãos documentos de identificação e o n.º da inscrição municipal mobiliária ou n.º do protocolo conforme o caso, contudo, de acordo com o tipo de atendimento poderão ser solicitados outros documentos.
Tel.: (21) 2199-6351
WhatsApp: (21) 2199-6351
E-mail: alvaracomercial@pmsg.rj.gov.br
3 – Sistema de Nota Fiscal – SIMPLISS
· Resolução de problemas no sistema de Nota Fiscal Eletrônica;
· Dúvidas nas funcionalidades do sistema de Nota Fiscal Eletrônica.
Para iniciar o atendimento, o requerente deverá ter em mãos documentos de identificação e o n.º da inscrição municipal mobiliária ou n.º do protocolo conforme o caso, contudo, de acordo com o tipo de atendimento poderão ser solicitados outros documentos.
Tel.: (19) 3602-3600
E-mail: suporte@simpliss.com.br
Chat: https://saogoncalo.simplissweb.com.br/
4 – Plantão Fiscal- ISSQN
· Dúvidas sobre a legislação tributária do município;
· Atendimento referente à nota fiscal de serviço.
Para iniciar o atendimento, o requerente deverá ter em mãos documentos de identificação e o n.º da inscrição municipal mobiliária, contudo, de acordo com o tipo de atendimento poderão ser solicitados outros documentos.
Tel.: (21) 2199-6489
WhatsApp: (21) 2199-6489
E-mail ISSQN: nfse@pmsg.rj.gov.br
Atendimento presencial
Caso prefira o atendimento presencial, o contribuinte pode se dirigir a dois pontos: na sede da Prefeitura de São Gonçalo, na Rua Feliciano Sodré, 100, e no Arsenal, na Avenida Eugênio Borges, 853 – Lojas 316 a 319 – Shopping Via Lagos.
Autor: Ascom
Foto: Fábio Guimarães
Fonte: Ascom
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