Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
O Família Acolhedora é um programa de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que oferece um lar temporário a crianças em situação de vulnerabilidade social. O município de São Gonçalo desenvolve este programa há oito anos e, devido ao serviço de excelência, a cidade é considerada referência no estado do Rio de Janeiro. Na busca de aprimoramento para oferecer um serviço de maior qualidade em seus municípios, profissionais das secretarias municipais de Arraial do Cabo, Belford Roxo, Campos e Nova Iguaçu estiveram reunidos com a coordenação do Família Acolhedora, na sede da secretaria, em Alcântara.
Em São Gonçalo o Família Acolhedora conta atualmente com 22 crianças em atendimento, sendo que o limite é de 24 vagas de acolhimentos por município. Vinte e cinco famílias já passaram pelo processo de capacitação e estão aptas a acolher. Com objetivo de reunir mais municípios que oferecem este serviço e, assim, saber mais de suas metodologias e particularidades, durante a reunião surgiu a ideia de realizar o primeiro Fórum Estadual de Acolhimento Familiar, que acontecerá no dia 26 de setembro, no município.
“Essa primeira reunião com representantes de diferentes municípios teve um saldo muito positivo para todos nós. Com a ideia do Fórum vamos pensar o acolhimento familiar como uma política pública, o seu formato e sua metodologia em cada território. Todo esse debate é pensando na criança, na família e nas particularidades de cada município”, explicou Dina Márcia, coordenadora do projeto.
A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, que também esteve presente na reunião, credita o sucesso do projeto ao serviço realizado pela equipe técnica do programa somado ao afeto dos acolhedores.
“Receber as equipes da assistência social desses municípios na nossa secretaria representa o reconhecimento do trabalho que é executado dentro do município e que, cada vez mais, vem sendo aprimorado dentro da gestão, graças à equipe técnica que comanda isso com uma seriedade muito grande, em parceria com a Vara da Infância. E o ponto alto do sucesso do programa são as famílias que acolhem essas crianças com muito carinho e afeto”, afirmou Marta.
De acordo com Piterson Monteiro, advogado do Família Acolhedora de Arraial do Cabo, a referência no atendimento foi o motivo principal da procura por aprimoramento em São Gonçalo.
“O projeto funciona muito bem em São Gonçalo e tem uma taxa de sucesso muito grande. A cidade é uma referencia para toda região”, afirmou.
Quem quiser ser um acolhedor precisa ter entre 24 e 65 anos; ter residência fixa em São Gonçalo; ter consciência de que o acolhimento é temporário; oferecer cuidado e proteção à criança acolhida.
Durante o acolhimento tanto as crianças quanto a família de origem e a família acolhedora recebem apoio e orientação da equipe técnica da secretaria. Para mais informações é só entrar em contato através do número 3719-2473 ou ir até a sede da secretaria que fica na Rua Uriscina Vargas, 36, Alcântara.
Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados