Início > Desenvolvimento Social > Família Acolhedora realiza reunião de fluxo

Família Acolhedora realiza reunião de fluxo

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/05/2019

No mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Infantil, a equipe técnica do programa Família Acolhedora trouxe o tema como pauta principal da reunião mensal de fluxo com voluntários acolhedores, que aconteceu nesta quarta-feira (29), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), em Venda da Cruz.

Em São Gonçalo, o serviço que funciona como política pública protetiva para crianças em situação de vulnerabilidade, acolhe atualmente 19 crianças entre 0 e 12 anos em um lar temporário. Cerca de 80% delas foram afastadas de suas famílias devido a abusos e violências. Dina Márcia Monteiro, coordenadora do projeto, aproveitou a reunião com os acolhedores para discutir e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

“Essas reuniões mensais funcionam como um acompanhamento junto aos acolhedores. É um momento de troca e esclarecimentos, e no encontro deste mês nosso foco é falar sobre a primeira infância e os cuidados com as crianças vítimas de violência doméstica”, explicou Dina.

Lúcia Cláudia Teodoro, moradora do Bairro Vermelho, é voluntária do programa desde 2016 e está em seu quarto acolhimento. Para ela, a reunião com a rede acolher é um importante momento de absorver conhecimentos.

“Durante esses encontros, nós acolhedores dividimos experiências, ansiedades e emoções. Nosso serviço é em prol do amor a cada uma dessas crianças que chegam para gente com uma determinada necessidade”, disse Lúcia.

Para a secretária da SMDS, Marta Maria Figueiredo, manter a rede fortalecida é essencial para que o município continue sendo considerado pioneiro no serviço de acolhimento.

“O trabalho desenvolvido dentro do município vem sendo aprimorado graças ao empenho e a seriedade dos técnicos, em parceria com a Vara da Infância. Além, claro, do carinho e afeto que essas famílias oferecem a cada acolhido”, afirmou Marta.

Para ser um acolhedor é preciso ter a partir de 18 anos, residência fixa em São Gonçalo, não estar respondendo a processos na justiça e ter a consciência de que o acolhimento é temporário. Para mais informações basta ligar para 3719-2473 ou comparecer à sede do serviço, localizada na SMDS, na Rua Doutor Porciúncula, 395, Venda da Cruz (antigo 3º BI).

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content