Início > Semimd > Expo “Lidera Mulher” dá visibilidade a empreendedorismo feminino

Expo “Lidera Mulher” dá visibilidade a empreendedorismo feminino

Publicado em:  17/09/2018

“Empreender é acreditar no próprio sonho”, com essa frase foi feita a abertura da Expo “Lidera Mulher”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Partage Shopping, que aconteceu neste sábado (15). Com entrada gratuita, a exposição conta com mais de 100 peças de trabalhos manuais das duas turmas do projeto que visa capacitar e formalizar o empreendedorismo feminino em São Gonçalo.

“Esse projeto foi pensado para que através da liderança econômica essas mulheres liderem as suas próprias vidas. Cada uma delas tem um grande potencial, e ao longo do projeto esse potencial foi trabalhado e incentivado”, disse Paola Souza, antropóloga e gestora do Lidera Mulher.

A exposição, que ficará em exibição neste fim de semana (22 e 23), conta com peças de artesanato em biscuit, técnica de tie-dye, patchwork, papelaria personalizada, confeitaria e muito mais. As obras são criações exclusivas das participantes do projeto e os visitantes poderão, além de conhecer as artes, ter contato com as artesãs que estarão presentes na mostra contando suas histórias.

“Eu tenho muito orgulho em poder ver esse projeto tomando forma e alcançando tantas pessoas. Essa exposição é o reflexo do quanto é importante e necessário criar espaços onde as mulheres possam exercer sua autonomia”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

Realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a capacitação teve como foco aulas de formalização de negócios como MEI (Microempreendedor Individual), organização financeira, cronograma de trabalho e investimentos. E cada projeto tem a história de uma mulher de luta por trás. Como é o caso da Alcinea Ribeiro, de 42 anos, que começou o artesanato quando se descobriu em depressão, e hoje luta para que outras mulheres também tenham a oportunidade de mudar de vida.

“O projeto me ensinou a acreditar em mim mesma e no meu trabalho. Ele representa tudo o que eu quero para as mulheres empreendedoras de São Gonçalo, que é tirar o rótulo de que não podemos viver dos nossos sonhos”, disse.

Para Marta Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com deficiência, que junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deu início ao projeto Lidera Mulher, mais do que projetos, o Lidera investe em sonhos.

“Eu só tenho a agradecer e parabenizar cada mulher que acreditou e realizou este projeto. Cada uma de nós ao longo da nossa trajetória aprende algo de novo, e que bom poder ver essa rede de troca e aprendizado sendo formada por mulheres gonçalenses cheias de potencial”, ressaltou.

Datas: 17 a 23 de setembro

Horários: 17, 18, 19, 20 e 21/9: 14h às 20h; 22/9: 15h às 21h; e 23/9: 10h às 22h

Partage Shopping São Gonçalo
Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, São Gonçalo