Início > Meio Ambiente > Eventos marcam segunda semana da Eco São Gonçalo

Eventos marcam segunda semana da Eco São Gonçalo

Publicado em:  06/06/2017

Dando continuidade às atividades da 1ª Eco São Gonçalo, a Secretaria de Meio Ambiente realizou, nesta segunda-feira (5), dois eventos em alusão ao tema na cidade. Pela manhã, alunos da rede municipal de ensino e escoteiros participaram do plantio de árvores no Morro do Cruzeiro, no Zé Garoto, em parceria com a Igreja Católica e o projeto Remoma (Reflorestamento do Morro da Matriz). À tarde, representantes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – se reuniram na Câmara Municipal, com objetivo de discutir o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

De acordo com o secretário da pasta, Rafael Magalhães, a cidade de São Gonçalo nunca teve uma programação tão extensa para discutir este tema. Serão 42 eventos em 30 dias, com objetivo de reiterar a importância da preservação da natureza.

“Desde que assumimos, estamos tentando dar uma nova cara para a secretaria, com mais transparência. Fizemos a instauração da câmara técnica e a comissão de sindicância, visando apurar irregularidades em licenças ambientais expedidas na gestão anterior. O Eco São Gonçalo serve para marcar o empenho que estamos tendo com as questões ambientais no município”, afirmou o secretário.

Durante o encontro na Câmara de Vereadores, foi realizada a entrega simbólica de duas orquídeas: uma para a promotora Renata Neme, representante do Poder Judiciário no evento, e outra para a primeira-dama, Eliane Gabriel.

O prefeito José Luiz Nanci conta que a Eco São Gonçalo é importante para despertar a consciência ambiental na população, que tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

“A população precisa entender que suas ações se refletem diretamente no meio ambiente. Por isso, cuidar e preservar é essencial. Fico ainda mais feliz de ver que estamos ensinando nossas crianças, que muitas vezes influenciam a mudança de atitude em casa”, destaca.

Recordando

No último sábado (3), alunos da Escola Municipal Mário Quintana realizaram o plantio de mudas de pau-brasil e outras árvores, como pau-ferro, pitanga e grumixama, na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. O evento foi aberto a toda comunidade e contou com a participação de escoteiros, além do secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães, e de Educação, Diego São Paio.

Confira a programação das atividades que serão realizadas nesta semana:

7/06: Oficina de Papel Reciclado, no Portal Artes e Ecologia, das 8h30 às 14h;
8/06: Oficina de Papel Reciclado, no Portal Artes e Ecologia, das 8h30 às 14h;
9/06: Oficina de Instrumentos Musicais – Eco Lata, no Partage Shopping, às 14h;
10/06: Caravana de Matemática, no Partage Shopping, às 10h;
11/06: Oficina de Sementes, no Shopping São Gonçalo, às 14h.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães