Início > Uncategorized > Evento no Ecoponto de Santa Luzia contagia gonçalenses

Evento no Ecoponto de Santa Luzia contagia gonçalenses

Publicado em:  28/02/2024

Objetivo da festa é destacar importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem

A primeira edição do ‘Movimento Recicla São Gonçalo’, que ocorreu nesta quarta-feira (28), foi um sucesso e reuniu crianças, adolescentes e adultos no Ecoponto de Santa Luzia, localizado na Rua Visconde Seabra. O evento contou com diversas atividades ambientais, que tinham como objetivo conscientizar ainda mais a população gonçalense sobre a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem, que é feita nos Ecopontos. Um dos pontos altos da festa foi a presença de pessoas vestidas de super-heróis, o que animou as crianças.

O evento foi realizado pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Eccos Sustentável, dentre outros apoiadores.

O prefeito Capitão Nelson ressaltou a importância dos Ecopontos. No município, existem dois: o de Santa Luzia e o do Barro Vermelho. “Com os Ecopontos, estamos retirando os resíduos que eram jogados nas ruas e em rios, provocando alagamentos nos temporais, e dando um destino digno para esse material, que agora é reciclado. Damos também dignidade aos catadores, que conseguem uma renda, utilizada nos comércios da região. Então, todos saem ganhando. Hoje, esperamos que as pessoas que estão aqui levem para suas casas o significado de preservação do meio ambiente, para que todos tragam seus resíduos para cá e menos lixo seja jogado fora de forma irregular”, explicou o prefeito.

Dentre as atividades desenvolvidas no Ecoponto de Santa Luzia, aconteceu o lançamento de um triciclo elétrico que funciona com luz solar para a coleta seletiva no bairro. Foram realizadas palestras, sorteios, inauguração de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no estacionamento do Supermercado do João, para que as pessoas também realizem o descarte de resíduos, entrega de prêmios do serviço de telemedicina, gincanas, distribuição de mudas, brincadeiras ambientais e visitas de escolas. A música ficou a cargo da Banda da Reciclagem.

No Ecoponto do Barro Vermelho, estiveram, mais cedo, membros do Sebrae, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Conservação da Prefeitura. O objetivo era ajudar os membros do Sebrae a entenderem o projeto dos Ecopontos para que eles sejam replicados em todo o país.

Em São Gonçalo, o secretário de Conservação, Edson Leal, informou que serão construídos mais três Ecopontos: um no Pacheco, outro no Boaçu e um terceiro na Trindade.

“Em cada Ecoponto que entregarmos, pretendemos realizar ações como essa, que contagiam o povo. Nós, da Conservação, em conjunto com o prefeito Capitão Nelson, queremos expandir cada vez mais esse projeto e atrair a população e parceiros. Conseguimos, nessa semana, finalizar o projeto de mais dois Ecopontos (Pacheco e Boaçu) e conseguimos um local na Trindade. Com isso, vamos fechar cinco Ecopontos apenas nesse chamamento. Estou muito feliz! O prefeito pediu ainda que, no próximo chamamento, a gente comtemple mais 20 locais. Estamos dando um destino certo para os resíduos, ajudando famílias e diminuindo os impactos ambientais. O meio ambiente agradece e queremos que a população participe cada vez mais”, disse.

O consultor ambiental Edson Freitas, que também é responsável pela organização do evento, contou que estava muito feliz com o resultado que a primeira edição do ‘Movimento Recicla São Gonçalo’ estava tendo entre a população gonçalense. “Estou empolgado e animado! Estamos vendo o envolvimento das pessoas, várias estão se cadastrando, e isso graças à Prefeitura, aos Ecopontos, que já reciclaram mais de 120 toneladas de resíduos. Estamos dando oportunidade para os catadores, preservando o meio ambiente e dando mais qualidade de vida para todos aqui”, afirmou.

A festa animou até mesmo adolescentes. Thierry da Silva Oliveira, de 15 anos, esteve no local. Ele é estudante da Escola Municipal Anísio Spínola Teixeira. “Eu não conhecia o Ecoponto, mas agora vou para casa e contarei para os meus pais. O evento tá muito legal, eu conheci o prefeito, me diverti. O ponto alto, na minha opinião, estão sendo os super-heróis e a música”, afirmou ele.

A aposentada Maria Pedra, de 75 anos, também não conhecia o local. Moradora do Jardim Catarina, ela descobriu sobre o evento enquanto passava pela rua para ir ao mercado. “Está tudo muito divertido! Estou aqui acompanhando as atividades para as crianças e está legal. Os super-heróis estão animando tudo. Eu estava indo ao mercado quando passei aqui e vi. Entrei e já até me cadastrei para trazer itens para trocar pela moeda social”, afirmou.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo está nos Ecopontos todos os dias e também esteve no evento com o objetivo de emitir a documentação necessária para aqueles que não a possuem.

Ecopontos – Os Ecopontos surgiram a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. A ação é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo.

Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.

Foto: Renan Otto